Topo

Brasileirão - 2022

Flu vence com gol de Cano, mas artilheiro termina 2022 atrás de Mbappé

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/11/2022 18h01

O Fluminense encerrou o Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Red Bull Bragantino, fora de casa, e ficou na terceira posição, uma vez que o Internacional derrotou o Palmeiras. Já o Massa Bruta, apesar da derrota, está na Copa Sul-Americana do ano que vem

O triunfo por 1 a 0 foi construído com gol de Cano, ainda no primeiro tempo. Com o tento, o argentino se tornou o maior artilheiro dos pontos corridos com 20 clube. O camisa 14 terminou a temporada com 44 gols, três atrás do francês Mbappé na lista mundial de goleadores —o argentino tinha a chance de ultrapassar o atacante do PSG hoje, mas a tarefa se mostrou inalcançável.

Com o resultado, o time das Laranjeiras foi a 70 pontos, atrás do campeão Palmeiras, com 81, e do vice Internacional, com 73. O Red Bull Bragantino, por sua vez, permaneceu com 44 e também na 14ª posição, beneficiado pelo triunfo do Cuiabá sobre o Coritiba.

Quem foi bem - Cano

Assim como aconteceu ao longo da temporada, Cano apareceu novamente e foi decisivo para a vitória do Fluminense. Em jogo que não teve tantas chances, soube aproveitar uma. Com 44 gols em 2022, ele só marcou menos gols no planeta em 2022 que Kylian Mbappé, do PSG, com 47. O argentino superou até agora o norueguês Haaland, sensação do Manchester City, que marcou 42 vezes. Mbappé e Haaland ainda jogam no ano —o francês, na Copa e no Campeonato Francês, e o noruêguês, no Campeonato Inglês.

Quem foi mal - Alerrandro

Em uma tarde em que o Red Bull Bragantino não conseguiu criar muito, Alerrandro não esteve inspirado e pouco conseguiu ajudar nos avanços que a equipe teve.

Desempenho do Red Bull Bragantino

O Red Bull Bragantino fez seu primeiro jogo desde a saída de Maurício Barbieri. O técnico foi Marcinho, ex-atacante com passagem pelo Palmeiras, que foi a campo com algumas mudanças. O objetivo era pressionar a saída de bola e tirar o Fluminense da zona de conforto. Assim, a equipe da casa até criou certa dor de cabeça e esteve próximo do gol — chegou a ter um pênalti marcado, mas anulado pelo VAR.

No sistema defensivo, por outro lado, dava espaços e viu os cariocas terem voas oportunidades — em uma delas, Cano abriu o placar. No retorno do intervalo, Marcinho fez mudanças no setor ofensivo e aumentou a movimentação para travar a saída adversária, mas a equipe esbarrava em alguns obstáculos para fazer a estratégia ser mais efetiva.

Desempenho do Fluminense

O Fluminense, sem Ganso, suspenso, voltou a atuar no 4-3-3, com o meio tendo André, Martinelli e Yago, e o ataque com Matheus Martins, Arias e Cano. Com boa movimentação, o sistema ofensivo conseguiu "balançar" a marcação e chegar próximo ao gol de Cleiton. Defensivamente, porém, o time encontrou muitas dificuldades pelo lado esquerdo.

A equipe pareceu ter diminuído o ritmo após o intervalo e pouco assustou, mas os obstáculos defensivos permaneceram. Artur recebeu algumas bolas nas costas da defesa pelo lado direito do ataque do Massa Bruta.

Cronologia

O jogo começou com os times indo para cima e achando espaços na defesa adversária. Red Bull Bragantino e Fluminense tiveram boa presença no ataque, e Artur apareceu bem para os donos da casa, enquanto Cano fez Cleiton fazer uma defesa em rápida reação.

Pênalti anulado

A arbitragem marcou um pênalti para o Red Bull Bragantino quando Artur recebe lançamento nas costas da defesa, invadiu a área e foi derrubado por Alexsander. Pouco antes de autorizar a cobrança, Jean Pierre foi chamado ao VAR.

Na análise, segundo a Central do Apito, interpretou que houve impedimento de Alerrandro, que estava impedido, participou do lance ao trombar com Nino na jogada.

Gol e recorde

Logo depois, o Fluminense abriu o placar. Arias avançou e acionou Cano, que, na entrada da área, dominou e bateu cruzado. A bola pegou na trave esquerda de Cleiton e entrou.

Com o tento, o argentino chegou a 26 no Brasileiro e ultrapassou Gabigol como maior artilheiro nos pontos corridos desde que o torneio passou a ter 20 clubes.

Confusão

O clima ficou quente em campo após uma jogada em que a arbitragem marcou uma falta de André próximo à área. Os jogadores do Massa Bruta acharam que o volante tricolor foi com o pé acima "da linha da bola", e começou um empurra-empurra. Após os ânimos acalmarem, André e Alerrandro levaram amarelo.

Mudança

Na volta do intervalo, o Red Bull Bragantino colocou Guilherme Santos na vaga de Alerrandro, em uma tentativa de mudar o cenário em que a partida se encontrava. Nos primeiros minutos, a equipe de Bragança tentou pressionar, mas não conseguiu encaixar a marcação da forma imaginada.

Impedido

O Red Bull chegou a balançar a rede, com Bruninho, mas Artur, que havia recebido o lançamento e participado ativamente no lance, estava impedido.

Minutos depois, Artur recebeu novamente nas costas da defesa, pelo lado direito do ataque, e finalizou cruzado para a boa defesa de Fábio.

Quase

Em certo momento, o duelo ficou mais morno e preso no meio de campo, com algumas escapadas para ambos os lados. Nos acréscimos, porém, Red Bull Bragantino foi para cima e Hyoran quase empatou.

Aposentadoria de Julio Cesar

O goleiro Júlio César anunciou aposentadoria. Com longa passagem e títulos conquistados pelo Corinthians, o atleta está no clube de Bragança desde 2019, e foi homenageado no Nabi. Ele também defendeu Náutico e Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO 0 X 1 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro, 38ª rodada
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Dia e hora: 13 de novembro de 2022, domingo, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Celso Luiz da Silva (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS-FIFA)
Cartões amarelos: Alerrandro, Aderlan, Ramon (BGT); André, Yago (FLU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Cano, do Fluminense, aos 30'/1ºT

RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Lomónaco, Natan e Luan Cândido; Raul (Bruninho), Jadsom (Nathan Camargo) e Lucas Evangelista (Hyoran); Artur, Alerrandro (Guilherme Santos) e Gabriel Novaes (Ramon). Técnico: Marcinho

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Manoel (David Braz), Nino e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Yago Felipe (Nathan); Arias, Matheus Martins (Michel Araújo) e Cano (Alan). Técnico: Fernando Diniz