Topo

Sem Neymar e com 14 em campo, seleção faz primeiro treino na Itália

Vini Jr durante o treino da seleção brasileira nesta segunda-feira (14), no CT da Juventus - Lucas Figueiredo/CBF
Vini Jr durante o treino da seleção brasileira nesta segunda-feira (14), no CT da Juventus Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, em Turim

14/11/2022 13h01

Classificação e Jogos

A seleção brasileira fez hoje (14) o primeiro treino da preparação para a Copa do Mundo. Sem Neymar, a atividade no CT da Juventus, em Turim, na Itália, teve 14 dos 26 convocados em campo, sendo 11 de linha e três goleiros.

Após Alisson, Ederson e Weverton iniciarem o aquecimento, Daniel Alves e Antony foram os primeiros a sair da parte interna do CT. A movimentação do atacante do Manchester United em campo é importante para apontar a recuperação dele, após problemas no músculo flexor do quadril direito. Isso fez com que ele ficasse sem jogar desde 27 de outubro.

Os demais jogadores em campo foram Vini Jr, Rodrygo, Militão, Raphinha, Fred, Alex Sandro, Éverton Ribeiro, Alex Telles e Pedro.

Inicialmente, a atividade teve um caráter técnico, com troca de passes em um quadrado. Depois, o grupo foi dividido entre jogadores de defesa e ataque. De um lado, Militão, Dani Alves, Alex Telles e Alex Sandro treinaram posicionamento e movimentação na linha defensiva. Do outro, Vini Jr, Raphinha, Pedro, Éverton Ribeiro, Fred e Rodrygo trabalharam tabelas e finalizações. Antony não participou dessa segunda parte e fez um trabalho complementar na academia.

Tite observou os dois lados do campo e deu instruções pontuais aos jogadores.

"Raphinha, pode botar mais fundo, usar mais o campo, senão o zagueiro vai dar a cobertura", disse o treinador em um desses momentos.

Se Neymar e Marquinhos não chegaram a Turim a tempo do treino, por conta de um atraso no voo que saiu de Paris, outros jogadores fizeram um trabalho regenerativo após a rodada do fim de semana: Danilo, Thiago Silva, Casemiro, Paquetá, Richarlison, Fabinho, Bruno Guimarães, Gabriel Jesus, Bremer e Gabriel Martinelli.

Mesmo da arquibancada que fica ao lado do campo principal, foi possível ver jogadores na academia fazendo o trabalho regenerativo. Paquetá e Bruno Guimarães, por exemplo, só apareceram para assistir à parte do trabalho dos companheiros no gramado.

A academia também foi o destino de Marquinhos quando chegou ao CT da Juventus, já na parte final do treino. Já Neymar chegou acompanhado do zagueiro, mas só fez um treino regenerativo nas dependências do clube.

A comissão técnica fez um planejamento para dosar a carga de trabalho nos primeiros dias de trabalho da seleção e espera que as atividades de maior intensidade, com grupo completo em ação, aconteçam a partir de quarta-feira.

A seleção brasileira volta a treinar na tarde de amanhã (15) em Turim. A delegação fica na Itália até sábado, quando embarca para Doha, no Qatar. A estreia na Copa é dia 24, contra a Sérvia.