Topo

Todas as maiores ameaças ao hexa do Brasil chegam ao Qatar com desfalques

N"golo Kante, da França, em jogo contra a Dinamarca pela Liga das Nações - James Williamson - AMA/Getty Images
N'golo Kante, da França, em jogo contra a Dinamarca pela Liga das Nações Imagem: James Williamson - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo do Qatar começa em pouco menos de uma semana e a maioria das seleções divulgou suas listas de convocados. O destaque fica para as grandes favoritas, que confirmaram cortes importantes para o Mundial. O Brasil teve seus problemas, mas nenhum deles afetando nomes que seriam titulares como aconteceu na França, na Argentina, na Alemanha, na Holanda e na Inglaterra.

E são elas as principais ameaças ao hexa da seleção brasileira.

Dois jogadores com quem Tite contava se lesionaram e não viajam para o Qatar: Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético-MG, e Philippe Coutinho, meia do Aston Villa. Nenhum deles, porém, era certeza para a lista de 26 jogadores.

Alemanha

Os campeões do mundo em 2014 não colocaram entre os chamados o atacante Timo Werner, do RB Leipzig, e o meia Marco Reus, do Borussia Dortmund. Ambos têm lesão no tornozelo e não estão na convocação do treinador Hansi Flick.

Para piorar a situação, Lukas Nmecha, candidato à vaga de Werner, sofreu uma lesão no tendão patelar do joelho direito na última semana e não poderá ir para a Copa.

Marco Reus, do Borussia Dortmund - Ina Fassbender / POOL / AFP - Ina Fassbender / POOL / AFP
Marco Reus, do Borussia Dortmund
Imagem: Ina Fassbender / POOL / AFP

Argentina

Outra seleção favorita, a Argentina ficou sem Giovani Lo Celso. Ele vai passar por uma cirurgia para tratar uma lesão na coxa direita e sua ausência está sendo considerada um forte baque pelos hermanos.

Giovani Lo Celso, do Villareal, em jogo da Liga Europa - NurPhoto via Getty Images - NurPhoto via Getty Images
Giovani Lo Celso, do Villareal, em jogo da Liga Europa
Imagem: NurPhoto via Getty Images

França

A França também divulgou a sua lista com baixas já esperadas. Os atuais campeões não contarão com Kanté e Pogba, que não foram chamados por conta de contusões.

O goleiro Maignan também não vai poder ir para o Qatar. Ele sofreu uma lesão na panturrilha e voltará aos gramados somente em 2023. Além deles, Boubacar Kamara, meio-campista do Aston Villa, sofreu uma lesão ligamentar em setembro.

Pogba, da Juventus, em amistoso contra o Chivas - Omar Vega/Getty Images - Omar Vega/Getty Images
Pogba, da Juventus, em amistoso contra o Chivas
Imagem: Omar Vega/Getty Images

Holanda

A Holanda não vai poder contar com o meio-campista Wijnaldum, que também está no departamento médico. O jogador da Roma lesionou a tíbia direita em agosto, segue tratando sua lesão e ficará afastado do futebol.

Georginio Wijnaldum, durante jogo da Holanda - REUTERS/Peter Dejong - REUTERS/Peter Dejong
Georginio Wijnaldum, durante jogo da Holanda
Imagem: REUTERS/Peter Dejong

Inglaterra

A Inglaterra anunciou sua lista sem dois jogadores do Chelsea, o lateral direto Reece James (ligamentos do joelho) e o lateral esquerdo Ben Chilwel (lesão significativa no tendão do joelho).

As ausências preocupam um pouco mais os ingleses porque o setor já conta com atletas que não estão na sua melhor condição física, como Kyle Walker, do Manchester City, que foi convocado, mas se recupera de uma cirurgia.

Reece James, do Chelsea, comemora gol em cobrança de pênalti sobre o Aston Villa  - Reuters/Paul Childs - Reuters/Paul Childs
Reece James, do Chelsea, comemora gol em cobrança de pênalti sobre o Aston Villa
Imagem: Reuters/Paul Childs

Outras seleções

Por fim, outras seleções também apresentaram cortes importantes. Portugal confirmou sua lista sem as presenças de Diogo Jota, Pedro Neto e Ricardo Pereira.

Sadio Mané também se machucou e foi dado como ausência do Mundial. No entanto, foi convocado. Senegal ainda tem esperanças em uma recuperação para a competição.

Sadio Mané, atacante de Senegal - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Sadio Mané, atacante de Senegal
Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images