Topo

Atlético-MG

Atlético sonha com argentinos e mantém 'sonho impossível' para vaga de Cuca

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, está na lista do Atlético-MG - Lucas Emanuel/AGIF
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, está na lista do Atlético-MG Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Vctor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

15/11/2022 13h49

Após confirmar a saída de Cuca, que tinha contrato até o fim de dezembro, a diretoria do Atlético-MG já está em busca do treinador que terá a responsabilidade de comandar o time na temporada de inauguração da Arena MRV. Três nomes estão na primeira lista elaborada pela diretoria atleticana. São dois técnicos argentinos e um brasileiro, como apurou o UOL Esporte.

Juan Pablo Vojvoda, Eduardo Coudet e Fernando Diniz são os técnicos preferidos pelo Atlético para para a vaga de Cuca. Mas os três nomes têm pontos positivos e negativos, que são colocados na balança pela diretoria do Galo, que tem seu favorito.

É Juan Pablo Vojvoda, que comandou o Fortaleza nas duas últimas temporadas e tem contrato até o fim do ano com a equipe cearense. O argentino desembarcou no Brasil como desconhecido no início de 2021, mas dois anos depois ele é o treinador mais cobiçado do futebol nacional. Além do interesse do Atlético, Vojvoda tem nas mãos uma proposta para renovar com o Leão do Pici e também é alvo do Corinthians e do Vasco.

Em 121 jogos no comando do Fortaleza, Vojvoda foi campeão cearense em 2021 e 2022, além do título da Copa do Nordeste deste ano, mas tem nas campanhas no Brasileirão seus grandes feitos: duas vezes classificado à Copa Libertadores. Os resultados, o estilo de jogo do Tricolor nas duas últimas temporadas e o conhecimento do cenário atual do futebol brasileiro e sul-americano fazem com que Vojvoda seja o número 1 da lista atleticana.

Por tudo o que fez no Fortaleza, Vojvoda é também o nome preferido do Corinthians e do Vasco. A disputa com outros gigantes do futebol brasileiro é o que pode tornar a negociação mais complicada e cara. Apesar do interesse do Fortaleza na renovação, a permanência no clube nordestino é tratada como pouco provável. O staff do treinador entende que é momento de voos mais altos na carreira, em algum clube que dê a Vojvoda as condições necessárias para vencer alguma competição de primeira grandeza, como Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Eduardo Coudet

Eduardo Coudet é dos nomes que agrada a diretoria do Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Eduardo Coudet é dos nomes que agrada a diretoria do Atlético-MG
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Outro argentino que interessa ao Atlético-MG é Eduardo Coudet, demitido pelo Celta de Vigo, da Espanha, no início do mês. Com passagem pelo Internacional, na temporada 2020, Coudet já sabe muito bem como funciona o calendário brasileiro. O diretor de futebol, Rodrigo Caetano, e o preparador físico, Cristiano Nunes, trabalharam com ele na época de Inter. Além do volante Zaracho, que foi jogador de Coudet na época de Racing, da Argentina.

Livre no mercado, Chacho Coudet teve uma passagem de bastante impacto por Porto Alegre. Reconhecido pelo bom trabalho dentro de campo, o treinador ficou marcado por cobrar bastante a diretoria colorada. Inclusive, o técnico reclamou publicamente de promessas não cumpridas pela antiga gestão do Inter. Tanto que Coudet aceitou proposta do Celta apesar de o Inter estar na liderança do Brasileirão.

Dentro do Atlético, o receio é de que a história se repita na Cidade do Galo. Cobranças públicas à direção e até mesmo a possibilidade de deixar o clube em caso de uma proposta do exterior.

Fernando Diniz

Fernando Diniz é um nome que agrada bastante a diretoria do Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz é um nome que agrada bastante a diretoria do Atlético-MG
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O único brasileiro da lista inicial de preferidos do Atlético-MG é Fernando Diniz. Mas é praticamente um 'sonho impossível', já que o treinador tem a renovação encaminhada com o Fluminense. A permanência de Diniz nas Laranjeiras para 2023 só não foi confirmada ainda porque o presidente Mário Bittencourt tenta a reeleição. Por enquanto, a chapa do atual mandatário do Flu foi a única registrada e o prazo termina nesta terça-feira. As eleições estão marcadas para o dia 26 deste mês.

Favorito para ficar mais três temporadas na presidência do Fluminense, Mário Bittencourt já tem acordo encaminhado para segurar Fernando Diniz por mais dois anos. Tanto que ambos já discutem sobre reforços para 2023.

Atlético-MG