Topo

Santos

Como entrevista com Galvão foi decisiva para chegada de Falcão ao Santos

Andrés Rueda, presidente do Santos, com Paulo Roberto Falcão, novo coordenador esportivo - Santos FC
Andrés Rueda, presidente do Santos, com Paulo Roberto Falcão, novo coordenador esportivo Imagem: Santos FC
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

15/11/2022 04h00

O Santos anunciou ontem (14) o nome de Paulo Roberto Falcão como novo coordenador esportivo. E a contratação do ex-jogador e técnico da seleção brasileira foi motivada pela participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV, apresentado por Galvão Bueno.

O presidente Andres Rueda já tinha Falcão no radar, mas a entrevista que o ex-jogador concedeu ao programa animou outros membros do Comitê de Gestão. Naquela mesma noite do dia 25 de outubro, a diretoria do Peixe aprovou a opção.

Rueda buscou contato com Falcão e conseguiu uma reunião. Desde então, o profissional de 69 anos veio duas vezes para São Paulo conversar com o presidente do Santos. Na última, em um restaurante na capital, o acordo foi fechado.

Nos primeiros contatos, o profissional externou a vontade de ser treinador. O Santos, de cara, negou e bateu o pé sobre a ideia dele ser chefe do departamento de futebol. Falcão, então, topou discutir e passou a negociar condições contratuais e financeiras.

Após idas e vindas do contrato e também de condições de trabalho, o catarinense aceitou. E o anúncio foi feito após o fim do Campeonato Brasileiro. O dirigente será apresentado amanhã (16).

O Santos cogitou esperar até quarta para confirmar o contratado com vídeo e fotos de boa qualidade, mas anunciou o novo chefe com imagens amadoras no próprio restaurante por dois motivos principais: o clima e a possibilidade de vazamento.

A torcida do Peixe está chateada com a temporada ruim, encerrada com derrota por 2 a 0 em plena Vila Belmiro no domingo (13). O anúncio de Falcão pode diminuir a preocupação com o planejamento para 2023.

Além disso, esperar até quarta-feira poderia aumentar o risco da negociação vazar. Até por esse fator, o encontro foi realizado em São Paulo e não em Santos. A cidade de Santos é pequena e o encontro seria descoberto.

Agora, com Falcão anunciado e previsão de coletiva de imprensa amanhã, o Santos tenta também fechar com o novo técnico. O objetivo do Peixe é que o coordenador já saiba com quem irá trabalhar já na sua apresentação, marcada para amanhã (16).

O Santos não tem um diretor desde que demitiu Newton Drummond, em agosto. O presidente Andres Rueda havia acumulado funções. Antes, a gestão teve Felipe Ximenes, Jorge Andrade, Renato, André Mazzuco, Edu Dracena e Drummond.

O novo chefe do departamento de futebol já negocia também por reforços. O Santos crê que, com Falcão, haverá mais respeito no vestiário e também na relação com clubes e empresários.

O Esquenta da Copa fala da polêmica que envolveu Mano Menezes e a seleção, a chegada de Neymar e seu primeiro treino na Itália e analisa: quem deve ser o titular da seleção; Pedro, Gabriel Jesus ou Richarlison? Assista:

Santos