Topo

Perto de renovar, David Luiz fala de novos títulos pelo Flamengo em 2023

David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro 2022 - MB Media/Getty Images
David Luiz em ação pelo Flamengo contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro 2022 Imagem: MB Media/Getty Images

Luiza Sá e Thiago Braga

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

16/11/2022 04h00

Depois de uma temporada de sucesso, o Flamengo planeja o elenco para 2023. As prioridades do clube são renovações de contrato. Depois do acerto com Filipe Luís, o próximo será o zagueiro David Luiz. A negociação já andou bem e o contrato deve ser estendido para pelo menos mais um ano. O jogador, por enquanto, desconversa.

"Ainda vamos sentar para conversar sobre a renovação", disse em entrevista no Prêmio Mesa Redonda.

A evidência mais clara de que ele fica vem de suas próprias palavras. David Luiz fala sobre conquistar mais títulos pelo clube no ano que vem: "Temos que ter a consciência que o futebol não para, a fome é constante e o que já fez, é passado. Agora temos um tempo para descansar, mas depois é colocar o chip de batalha novamente porque é o objetivo dos grandes clubes", afirmou o atleta que vai assinar a renovação em breve.

Papel de liderança importante

Aos 35 anos, David foi um dos principais líderes do Flamengo nos títulos deste ano. Sempre disposto a ajudar e cobrar os companheiros, o zagueiro assumiu o papel de referência para motivar os outros atletas. Com as saídas de Diego Ribas e Diego Alves nesta temporada, o zagueiro deve centralizar essa responsabilidade.

Ao final da temporada de 2021, com os vices na Libertadores e do Campeonato Brasileiro, a torcida se despediu do Flamengo no Maracanã com vaias. Na derrota para o Santos, David Luiz falou pela equipe na saída do gramado.

"As vaias fazem parte de um grande clube que se acostumou a ganhar. Cabe a nós ter a humildade de reconhecer o que não fez de bom e melhorar. No futebol você tem quer ter brio, força de vontade e esse grupo precisa amadurecer e crescer e são essas as lições para o ano que vem", disse na época.

Dentro do vestiário, o discurso foi de cobrança. Para todos ouvirem, David disse que para 2022 a postura deveria ser totalmente diferente. E foi. Entre os grandes exemplos de mudança estão dois jogadores que estão ao lado dele na defesa do time: Léo Pereira e Rodinei.