Topo
OPINIÃO

Richarlison, Pedro ou Jesus: colunistas debatem quem será titular na Copa

Colaboração para o UOL, em Aracaju

16/11/2022 04h00Atualizada em 16/11/2022 19h11

Classificação e Jogos

A briga pela titularidade no comando de ataque da seleção brasileira esquentou no primeiro dia de treinos, ontem (15), no CT da Juventus, na Itália, a nove dias da estreia na Copa do Mundo do Qatar. Principais concorrentes pela vaga de centroavante, Richarlison, Pedro e Gabriel Jesus mostraram bastante apetite nos treinamentos de pivô, tabelas e finalizações.

No Esquenta da Copa, transmitido pelo UOL Esporte todos os dias desta semana às 19h, os jornalistas Renato Maurício Prado, Menon e Gabriel Perecini debateram quem o técnico Tite deveria escalar de titular. Na opinião de RMP, Richarlison conquistou a vaga com suas últimas atuações pelo Brasil. Ele afirmou ainda que não teria convocado Gabriel Jesus.

"O Gabriel Jesus não tinha nem que estar na lista, mas entre Richarlison e Pedro eu começaria com o Richarlison por tudo que ele fez na seleção nas últimas vezes que jogou, mas com o Pedro ali na boca de espera. O Gabriel Jesus nem na lista."

O colunista destacou que Richarlison recebeu a camisa 9 do Brasil na numeração da Copa, o que para ele indica que Tite deve realmente começar com o "Pombo" de titular. "Aposto que a escalação será essa do 1 a 11", afirmou RMP.

Na visão de Menon, Richarlison leva a melhor sobre a concorrência porque alia capacidade de finalização com boa movimentação como jogador referência no ataque. Ele também criticou a convocação de Gabriel Jesus, que ficou marcado por um incômodo jejum na última Copa, em 2018, na Rússia.

"Richarlison e Pedro têm muita presença de área, mas o Richarlison tem um pouco mais de mobilidade, pode fazer umas trocas de posição com o Neymar. Acho o Pedro mais estático, um grande jogador, sou muito fã dele, mas voto no Richarlison por essa questão posicional."

"Não teria levado o Gabriel Jesus também, um cara que faz sete jogos na Copa e zero gol, tem que ser muito titista juramentado para explicar e defender isso", opinou Menon.

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF

Vini Jr muda jogo e tem que ser titular na Copa, diz Menon

Protagonista no Real Madrid e segundo jogador mais valioso da Copa (atrás apenas de Kylian Mbappé), Vinicius Júnior não conquistou ainda a titularidade absoluta na seleção brasileira. Na seleção de Menon, porém, Vini Jr seria incontestável.

Vini Jr é um jogador espetacular, tinha que ser titular da seleção, é um dos maiores jogadores do mundo atualmente. Essa coisa da caixinha do Tite me assusta, ele vai encaixando os jogadores ao seu modelo e pensamento. Eu jogaria com Vinicius, Neymar e a partir daí arrumaria o time."

"Vini é um jogador muito incisivo, pega a bola e vai para cima, os laterais adversários têm muito trabalho e preocupação. Ele é surpreendente, tem repertório, muda jogo, para mim seria titular sem dúvida", opinou Menon.

Cristiano Ronaldo está vivendo fim de carreira melancólico, afirma RMP

E a crise envolvendo Cristiano Ronaldo e o Manchester United chegou à Portugal. Na apresentação à seleção portuguesa, CR7 recebeu um cumprimento frio do companheiro de clube Bruno Fernandes, o que logo acendeu o sinal de alerta na imprensa lusa em relação ao ambiente no vestiário para a Copa. Segundo RMP, Ronaldo tentará usar a Copa para calar os críticos, mas está vivendo um fim de carreira melancólico.

Ele vai fazer de tudo para ter seu grande canto de cisne, a seleção é muito talentosa, mas o problema é que ele não está jogando nada, se não fosse o Cristiano não seria nem convocado, porque a fase é muito ruim. Mas é o Cristiano, um cara que tem uma estrela gigantesca, vai ser titular, numa cobrança de falta, numa bola que sobra, ele é artilheiro, mas está muito abaixo do que já foi."

"Está claramente em um final de carreira melancólico, e ele não reconhece isso, está brigando com todo mundo, se ofereceu para a Juventus e a Juventus não o quis de volta, é uma coisa triste até. Mas na Copa ele pode acertar o pé e fazer bons jogos, eu não tiraria totalmente a possibilidade de Portugal campeão do mundo", opinou RMP.

Assista à íntegra do Esquenta da Copa