Além dos 26: Como Tite poderá usar lista de suplentes para Copa
Classificação e Jogos
O técnico Tite revelou no último dia 7 de novembro os 26 jogadores que representarão a seleção brasileira na Copa do Mundo. No entanto, existem outros nomes que estão em uma lista prévia enviada pelo técnico para a Fifa, com 55 nomes.
Os jogadores que estão nessa lista prévia e não foram convocados ficam como suplentes à disposição em caso de alguma lesão. Se for obrigado a fazer algum corte, Tite poderá mudar a relação de convocados até 23 de novembro, véspera da estreia na Copa, contra a Sérvia.
Tite já convocou 88 jogadores durante todo o ciclo de preparação para a Copa do Mundo e teve que quebrar a cabeça para definir os 26 atletas que irão representar a seleção brasileira no Mundial deste ano.
Mudança no regulamento
A Fifa atualizou parte do regulamento específico da Copa do Mundo do Qatar e incluiu mudanças, como o aumento do limite de inscritos para 26 jogadores, e não mais 23.
Além disso, a lista provisória também aumentou, de 35 para 55 jogadores. Foi incluída, entretanto, uma pequena modificação feita a pedido das confederações participantes do Mundial: a lista provisória de 55 convocados não será mais divulgada pela entidade máxima do futebol, ao contrário do que dizia a primeira versão do regulamento.
As federações, se quiserem, podem revelar (algumas fazem isso), mas outras, como o Brasil, preferem preservar esses nomes.
Pode haver troca?
Pelo regulamento, depois que os nomes dos 26 convocados (ou menos) são enviados à federação internacional (obrigatório que estejam na relação inicial de 55) só pode haver troca 24 horas antes da estreia e desde que seja comprovado por laudo a gravidade da lesão.
Nesse caso a substituição pode ser feita por qualquer atleta, mesmo que ele não apareça na lista provisória. O jogador substituto herda o número da camisa do jogador cortado.
Quando o Brasil estreia?
O Brasil está no Grupo G do Mundial, que conta com Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia na Copa será contra os sérvios, no dia 24 de novembro. Depois, a seleção encara os suíços no dia 28 e os camaroneses no dia 2 de dezembro.
A seleção brasileira se apresentou no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. Por lá, os jogadores começam a preparação em busca do hexa. O time vai a Doha, no Qatar, no dia 19 de novembro e treina no Oriente Médio entre os dias 20 e 23, um dia antes da estreia.
Qual o grupo do Brasil na Copa do Mundo do Qatar?
Grupo G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.