Sem Cristiano Ronaldo, Portugal goleia Nigéria em último amistoso pré-Copa
Classificação e Jogos
Mesmo sem contar com Cristiano Ronaldo, Portugal não teve dificuldades e goleou a Nigéria por 4 a 0 hoje (17), no último amistoso antes da Copa do Mundo, realizado no estádio José Alvalade, em Lisboa. O camisa 7 foi cortado do último compromisso antes da viagem ao Qatar por causa de uma gastroenterite.
Em meio à ausência do craque, quem se destacou em campo foi Bruno Fernandes, autor dos dois primeiros gols da partida, ambos na etapa inicial. No segundo tempo, Gonçalo Ramos e João Mário fecharam o placar.
Agora, o foco de Portugal é na Copa. A seleção comandada pelo técnico Fernando Santos estreia no Mundial na próxima quinta-feira (24), às 13h (de Brasília), quando enfrenta Gana, que venceu a Suíça por 2 a 0 em amistoso na manhã de hoje.
Quem foi bem: João Félix
Apesar dos dois gols de Bruno Fernandes, o melhor em campo foi João Félix. Esnobado por Diego Simeone no Atlético de Madrid mesmo sendo a contratação mais cara da história do clube, o camisa 11 viveu grande noite em Alvalade. As melhores jogadas de Portugal saíram dos seus pés — ele participou dos gols de Bruno Fernandes (o primeiro), Gonçalo Ramos e João Mário.
Carimbando todas as jogadas de ataque, seu destaque ficou claro quando Fernando Santos o manteve em campo no intervalo e substituiu Bernardo Silva e Bruno Fernandes, autor de dois gols. Quase marcou duas vezes no segundo tempo. Na primeira parou em boa defesa de Uzoho. Depois, finalizou para fora.
Quem foi mal: André Silva
Sem Cristiano Ronaldo, coube a André Silva comandar o ataque. Com a camisa 9 nas costas, o atacante do Red Bull Leipzig decepcionou, como vem fazendo na atual temporada da Bundesliga. Com pouca mobilidade e participação, o centroavante não aproveitou a chance de Fernando Santos e deve ser um mero reserva no Qatar mesmo com o desfalque de Diogo Jota no Mundial.
Início animador e domínio português
Demorou menos de 10 minutos de jogo para o placar ser inaugurado. Aos 8 do primeiro tempo, João Felix recebeu no meio-campo e deu bonito lançamento para Dalot. O lateral-direito esbanjou tranquilidade para se livrar da marcação e servir Bruno Fernandes, que aproveitou o gol vazio para colocar Portugal na frente.
Mesmo com a vantagem, a seleção de Fernando Santos seguiu pressionando e criando oportunidades para ampliar. Além de Bruno Fernandes, os lusos contaram com boas participações ofensivas de Bernardo Silva e João Félix.
Portugal amplia de pênalti
Já na reta final da etapa inicial, aos 33, Bernardo Silva recebeu na esquerda e tentou o cruzamento, mas a bola foi direto no braço de Osayi-Samuel. A arbitragem não titubeou e assinalou pênalti, convertido por Bruno Fernandes, o escolhido para bater com a ausência de Cristiano Ronaldo, o cobrador oficial. Daí em diante, os lusos ficaram mais tranquilos na partida e administraram a vantagem com pouquíssimos sustos.
Benfiquistas fazem festa no Alvalade
Mesmo na casa do arquirrival Sporting — que pela primeira vez não tem nenhum atleta convocado para a seleção lusa —, quem fez a festa foi a torcida do Benfica, a maior de Portugal. A cada toque na bola dos encarnados António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos, além de João Félix e Bernardo Silva, crias do Seixal e torcedores declarados da equipe, os "adeptos" se levantavam em aplausos. A grande atuação do atacante do Atlético de Madrid, inclusive, foi muito festejada em Lisboa.
Rui Patrício defende pênalti no fim
Ainda houve tempo para o goleiro mostrar serviço para o técnico Fernando Santos. Titular de Portugal na Copa, Rui Patrício defendeu um pênalti cobrado por Emmanuel Dennis, aos 35 minutos da etapa final.
Portugal fecha o caixão
Poucos minutos depois do pênalti defendido por Rui Patrício, Portugal dobrou a vantagem no placar maior. Depois de boa troca de passes, Gonçalo Ramos recebeu de João Félix e fez o terceiro. Na sequência, João Mário aproveitou nova jogada coletiva para transformar o resultado em goleada.
Partiu, Qatar!
Após vencer o último amistoso antes da Copa, a seleção portuguesa embarca para o Qatar amanhã (18). Os lusos estão no Grupo H, ao lado de Gana, Uruguai e Coreia do Sul
FICHA TÉCNICA:
PORTUGAL 4 x 0 NIGÉRIA
Motivo: amistoso internacional
Data e horário: 17 de novembro de 2022 (quinta-feira), às 15h45 (de Brasília)
Local: estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal)
Cartões amarelos: Ricardo Horta (POR)
Gols: Bruno Fernandes (POR), aos 8' e 34'/1ºT (1-0 e 2-0), Gonçalo Ramos (POR), aos 36'/2ºT (3-0) e João Mário (POR), aos 38'/2ºT (4-0)
PORTUGAL: Rui Patrício; Dalot, Rúben Dias (Pepe), António Silva e Nuno Mendes (Raphaël Guerreiro); William Carvalho, Otávio (Ricardo Horta) e Bruno Fernandes; Bernardo Silva (João Mário), André Silva (Gonçalo Ramos) e João Félix. Técnico: Fernando Santos
NIGÉRIA: Uzoho; Osayi-Samuel, Akpoguma, Troost-Ekong e Bassey; Ndidi, Lookman (Chukwueze), Aribo (Etebo), Iwobi e Simon (Emmanuel Dennis); Moffi (Onuachu). Técnico: José Peseiro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.