Topo

Longe da Copa, Peru x Paraguai tem confusão e Balbuena expulso; veja

Peru e Paraguai se enfrentaram em amistoso no Estádio Monumental, em Lima - Reprodução/Twitter/Selección Paraguaya
Peru e Paraguai se enfrentaram em amistoso no Estádio Monumental, em Lima Imagem: Reprodução/Twitter/Selección Paraguaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/11/2022 16h31

Classificação e Jogos

Na última semana antes do início da Copa do Mundo, vários países que vão disputar o torneio realizam amistosos para fazer ajustes finais em suas equipes. Sem intenções em relação à principal competição entre seleções do planeta, Peru e Paraguai se enfrentaram ontem (16) em Lima. A vitória dos donos da casa por 1 a 0 ficou em segundo plano depois de uma confusão - nada amistosa - no fim do jogo.

Entre os protagonistas da confusão generalizada entre jogadores de Peru e Paraguai, dois velhos conhecidos dos brasileiros: Christian Cueva, de passagens por São Paulo e Santos, e Fabián Balbuena, do Corinthians - que foi expulso.

Tudo começou aos 35 minutos do segundo tempo, quando o placar já estava aberto. O lateral Iván Ramírez, do Paraguai, cobrou uma falta com força na direção de Cueva. Atingido nas costas, o meia peruano caiu e rolou no chão.

Os jogadores das duas equipes se amontoaram perto da linha lateral e discutiram. Além de Balbuena, Gustavo Gómez também esteve envolvido na confusão, mas menos exaltado. Após alguma discussão, o zagueiro do Palmeiras, capitão do Paraguai, tentou arrefecer os ânimos dos colegas.

Por fim, Balbuena, da seleção paraguaia, e Alexander Succar, da seleção peruana, que trocaram alguns empurrões, receberam cartão vermelho.

Repescagem e má campanha

O Peru foi o quinto colocado nas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo. Classificado para a repescagem, a seleção peruana foi derrotada pela Austrália nos pênaltis e ficou sem a vaga para o Mundial.

O Paraguai, que não participa da Copa do Mundo desde 2010, passou longe da atual edição. Com apenas 16 pontos em 18 jogos, a seleção paraguaia ficou na oitava colocação, à frente apenas de Bolívia e Venezuela.