Topo

Santos

Santos: Odair chega após duas tentativas frustradas e com bênção de Falcão

Santos retomou namoro antigo para ter Odair Hellmann como novo técnico - Fernando Moreno/AGIF
Santos retomou namoro antigo para ter Odair Hellmann como novo técnico Imagem: Fernando Moreno/AGIF
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

17/11/2022 04h00

Odair Hellmann foi anunciado como técnico ontem, dia 16 de novembro de 2022, mas poderia ter assumido o Santos em outras duas oportunidades: uma no ano passado e outra em julho desta temporada.

No primeiro convite, Odair havia acabado de renovar com o Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. No segundo, já livre no mercado, ele tinha compromissos profissionais e pessoais no Oriente Médio e não poderia voltar ao Brasil. O presidente Andres Rueda não conseguiu contratá-lo, mas guardou seu nome.

O Santos viu Lisca pedir demissão em setembro, promoveu Orlando Ribeiro do sub-20 e esperou o fim do Campeonato Brasileiro para definir a nova comissão. Antes, porém, Rueda buscou um novo chefe para o futebol: Paulo Roberto Falcão. E qual nome Falcão sugeriu? Odair Hellmann.

Quando Falcão falou de Odair, o Santos não teve dúvidas e resgatou o namoro antigo. Desta vez com possibilidade de retornar ao Brasil, o profissional de 45 anos aceitou o convite e fechou até dezembro de 2023.

Por que Odair?

O Comitê de Gestão do Santos e o coordenador Falcão acreditam que Odair Hellmann reúne características esperadas para o novo técnico. Os trabalhos no Internacional e Fluminense foram considerados sólidos com elencos abaixo dos principais concorrentes.

No primeiro ano como profissional, o Inter foi terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Na segunda temporada, ele acabou demitido em outubro, após trabalho de um ano e 10 meses. Na ocasião, o elenco colorado tentou segurá-lo, mas não conseguiu.

No Fluminense, Odair conquistou a Taça Rio e estava em quinto no Brasileirão quando recebeu uma "proposta irrecusável" do Al Wasl. No Oriente Médio, o trabalho foi regular. Outro título da sua carreira é a medalha de ouro na Olimpíada de 2016, como auxiliar de Rogério Micale na seleção brasileira.

O Santos entende que Odair Hellmann é capaz de formar um time competitivo e com evolução dos jogadores da base. Marcado por um futebol pragmático no Inter, o gaúcho promete mostrar que também pode criar um jogo mais vistoso.

Números de Odair Hellmann na carreira:

225 jogos
107 vitórias
58 empates
60 derrotas
56,1% aproveitamento
318 gols pró
214 gols contra

Santos