Jogadores cariocas de Copa do Mundo ganham álbum de figurinhas virtual
Classificação e Jogos
A prefeitura do Rio de Janeiro lançou um álbum virtual com os jogadores nascidos na Cidade Maravilhosa que já disputaram a Copa do Mundo. A produção mostra nomes como Nilton Santos, Carlos Alberto Torres, Zico, Romário e Ronaldo, dentre outros.
Da primeira edição do Mundial, em 1930, até hoje, foram 89 cariocas que já foram chamados para defender a seleção brasileira. No Qatar, o técnico Tite conta com quatro representantes: o zagueiro Thiago Silva, os meias Bruno Guimarães e Lucas Paquetá e o atacante Pedro.
Cada jogador ganhou uma figurinha interativa. Quando o usuário passa o cursor, a imagem vira e mostra a história do escolhido. Há também figurinhas "coletivas", como é o caso de 1930, 1934 e 1938. É possível conferir através do site dados.rio/especiais.
"Devido a uma briga entre a então Confederação Brasileira de Desportos e a Associação Paulista de Esportes Atléticos, a seleção daquele ano foi formada em sua maioria por jogadores nascidos no Estado do Rio de Janeiro. Entre os convocados cariocas estavam o goleiro Joel, os zagueiros Brilhante, Itália, Zé Luiz e os atacantes Nilo, Preguinho, Russinho, Teóphilo. No meio de campo, os cariocas Fernando, Fortes e Hermógenes", explica, sobre 1930.
Há ainda uma figurinha especial para o Maracanã, que o site lembra ter sido "palco de grandes eventos, como as Copas de 1950 e 2014, dos jogos Pan-Americanos de 2007 e das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016".
O álbum foi realizado pelo Escritório de Dados da prefeitura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.