Topo

Zé Roberto defende Daniel Alves contra tabu dos veteranos: 'Senti na pele'

Daniel Alves sorri durante treino da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de 2022 - Stefano Guidi/Getty Images
Daniel Alves sorri durante treino da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de 2022 Imagem: Stefano Guidi/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A presença de Daniel Alves na Copa do Mundo foi a principal discussão da convocação da seleção brasileira, mas um veterano por excelência sai em defesa do lateral de 39 anos. Em conversa com o UOL Esporte, o ex-volante Zé Roberto vê as críticas como uma espécie de tabu que ainda não caiu no futebol brasileiro.

"Essa questão da idade é cultural. Vivi isso na pele quando voltei ao Brasil depois da Copa do Mundo de 2006", lembra Zé Roberto. "É difícil mudar esta mentalidade, porque faz parte da cultura do torcedor brasileiro, da imprensa. No meu caso, precisei meio que encarar um tabu. Pelo que vejo, este tabu não foi quebrado ainda, ele existe até hoje."

Zé Roberto passou nove anos na Europa antes de voltar ao futebol brasileiro aos 31 anos, para jogar no Santos. Mesmo depois de jogar uma Copa do Mundo, não estava livre das críticas.

"Nessa época eu já era muito questionado por causa da idade. Falavam 'será que o Zé tem gás para jogar?'. Só deixei de ser questionado com os resultados que tive, no Santos e depois no Grêmio, já com 38 anos. Senti na pele o que o Daniel Alves está sentindo agora. É um tabu que ainda não foi quebrado, mas o Daniel é um jogador experiente e sabe passar por cima das críticas", aposta Zé Roberto, que concedeu a entrevista durante um evento da Betsson, marca da qual é embaixador.

"A experiência do Daniel Alves é fundamental para o grupo. Neste ciclo surgiram jogadores novos, que estão se destacando na Europa mas vão jogar sua primeira Copa do Mundo. Você precisa de jogadores que tenham a experiência, para dar o suporte. Ele é convocado pelos grandes resultados que têm na carreira e porque ainda pode agregar na Copa, tanto jogando quanto fora", argumenta Zé Roberto.

Zé Roberto e Daniel Alves não chegaram a ser contemporâneos na seleção brasileira. O ex-volante foi convocado até a Copa de 2006, e o lateral fez sua estreia três meses depois. No futebol brasileiro, Zé jogou pelo Palmeiras até os 43 anos, e se aposentou em 2017.

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo às 16 horas (de Brasília) de quinta-feira (24), contra a Sérvia. Quatro dias depois encara a Suíça e, no dia 2 de dezembro, encerra a participação no grupo G contra Camarões.