Topo

Cristiano Ronaldo fala pela primeira vez após saída do United

Segunda passagem de Cristiano Ronaldo pelo Manchester United durou 18 meses - James Gill/Getty Images
Segunda passagem de Cristiano Ronaldo pelo Manchester United durou 18 meses Imagem: James Gill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 16h09

Cristiano Ronaldo se pronunciou na tarde de hoje (22) sobre a rescisão de contrato com o Manchester United, anunciada pouco antes pelo clube inglês. Ele encerrou seu vínculo seis meses antes do fim, em comum acordo, e agora diz buscar um novo desafio.

"Amo o Manchester United e amo os torcedores, e isso nunca vai mudar. Mesmo assim, sinto que é a hora certa para procurar um novo desafio", afirmou Cristiano em comunicado oficial. "Desejo ao time todo o sucesso no restante da temporada e no futuro", completa.

O camisa 7 vivia uma disputa pública com o técnico Erik Ten Hag, que escalou para o descompromisso desde a divulgação de uma entrevista recente em que Cristiano Ronaldo diz que não respeita mais o treinador. Na mesma ocasião, disse não se arrepender de ter se recusado a entrar em campo em um jogo recente do Campeonato Inglês.

Cristiano está no Qatar para a disputa da Copa do Mundo com seu país. A estreia deve acontecer às 13 horas (de Brasília) desta quinta-feira (24), contra Gana, pelo grupo H.

Crise no United já durava meses

É justamente por um atrito com Ten Hag que Cristiano deixa o clube de forma antecipada. A crise já dura meses. Ainda na pré-temporada, em junho, o jogador decidiu não viajar com o elenco em uma excursão à Ásia; depois foi substituído no intervalo em um amistoso contra o Rayo Vallecano e deixou o estádio antes de a partida acabar. Foi neste ponto que o treinador se manifestou publicamente pela primeira vez sobre os problemas de indisciplina, admitindo a insatisfação com o camisa 7.

De lá para cá, Cristiano Ronaldo acumulou atuações ruins e seguiu em rota de colisão com o treinador. Recentemente, recusou-se a entrar em campo em uma partida contra o Tottenham pelo Campeonato Inglês. Depois, em entrevista recente, disse não se arrepender da recusa, além de disparar contra Ten Hag afirmando "não ter respeito" pelo técnicp.

  • O Posse de Bola traz os comentários dos colunistas do UOL sobre os principais destaques do dia da Copa do Mundo do Qatar. Assista: