Topo

Fluminense

Fred é convidado para assumir cargo no futebol do Fluminense

Fred dita o ritmo da torcida durante a partida entre Fluminense e Ceará - THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fred dita o ritmo da torcida durante a partida entre Fluminense e Ceará Imagem: THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

26/11/2022 21h25

Ídolo do Fluminense, Fred foi convidado para assumir um cargo no departamento de futebol do clube. De acordo com Mário Bittencourt, reeleito em eleição realizada hoje (26), a ideia é ter o ex-atacante ajudando no planejamento das diversas categorias do Tricolor.

Ainda de acordo com Mário Bittencourt, as conversas com o ex-camisa 9 serão retomadas na próxima semana e a ideia é contar com ele no clube a partir do ano que vem. Atualmente, Fred é um dos integrantes do quadro da TV Globo para a Copa do Mundo.

"Uma das propostas que tínhamos para os próximos três anos é ter um profissional que possa nos ajudar a planejar todo o futebol do clube, de todas as categorias. Um profissional que tenha estado dentro de um vestiário, conheça um futebol por dentro para que possa fazer um cargo de integração entre a presidência, a diretoria executiva e a comissão técnica", disse o mandatário, em coletiva após o anúncio da vitória nas urnas.

"Conversamos com o Fred se ele poderia nos ajudar, caso a gente vencesse a eleição. Ele disse que está disposto a nos ajudar e a tendência é que a gente traga ele para ser esse profissional, para nos ajudar no planejamento esportivo como um todo", assinalou.

"Ele está trabalhando na Copa do Mundo. A tendência é que no início da semana se iniciem conversas para que possamos concluir o que falamos antes da eleição, e tê-lo com a gente novamente, ajudando a fazer o Fluminense do futuro. Queremos muito tê-lo ao nosso lado e a tendência é que ele esteja de volta em 2023", completou.

Ex-atacante Fred faz curso para ser treinador na CBF Academy - Igor Siqueira/UOL - Igor Siqueira/UOL
Imagem: Igor Siqueira/UOL

Fred se aposentou em julho, em duelo com o Ceará, pelo Campeonato Brasileiro. À época, Mário já havia indicado a vontade de tê-lo em algum cargo no clube, mas as partes ainda conversavam sobre as possibilidades e funções a serem ocupadas.

Três meses depois de se aposentar, o ex-camisa 9 começou o curso para tirar a licença B da CBF. À época, ele falou sobre a experiência ao UOL Esporte e não descartou até mesmo a chance de, um dia, estar à beira do gramado.

"Já era algo que eu tinha planejado para a minha vida adquirir o máximo de conhecimento teórico, aqui também tem o prático. Todo jogador ou ex-jogador, que é meu caso, já fez uns 10 mil treinos em 28 anos de carreira, se colocar na conta. Mas se pedir para dar um treino a maioria não vai estar capacitada para fazer. Estou tendo a oportunidade de encontrar alguns ex-companheiros, professores, então falamos sobre futebol, humanidade, desenvolvimento de trabalho. O que achei mais bacana da minha primeira aula foi aprender a dar um treino. Se eu inclinar para ser treinador já tenho essa base", afirmou.

Recentemente, Fred integrou a delegação tricolor que fez uma visita à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além dele e de Bittencourt, estiveram no encontro Paulo Angioni, diretor executivo de futebol, e Marcelo Penha, coordenador administrativo.

Fluminense