Topo

Santos

Santos: Odair se anima com a base e aguarda Copinha para subir jogadores

Odair Hellmann, novo técnico do Santos, planeja como usar as categorias de base em 2023 - Divulgação
Odair Hellmann, novo técnico do Santos, planeja como usar as categorias de base em 2023 Imagem: Divulgação
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

para o UOL, em Santos (SP)

26/11/2022 04h00

O técnico Odair Hellmann e sua comissão estão de olho na base do Santos. Antes mesmo de chegar ao Brasil, o treinador viu vários jogos do sub-20 e se animou com o rendimento de alguns jogadores.

Reconhecido pela facilidade de trabalhar com os mais jovens, Odair quer esperar a Copinha para definir quem serão os promovidos ao time principal. A competição começa em janeiro, e o Peixe está no Grupo 26 com Santo André, Falcon-SE e São Raimundo-RR.

Em contato frequente com o coordenador esportivo Falcão, o novo técnico santista tem falado sobre a importância de ter atletas mais experientes para não sobrecarregar os jovens.

O UOL Esporte apurou que Odair e seus auxiliares detectaram alguns talentos do sub-20, mas ainda querem vê-los por mais tempo na Copinha para recebê-los já com ritmo de jogo antes da estreia do Campeonato Paulista.

Dentre os destaques recentes do sub-20 do Santos estão o zagueiro Jair, os volantes Hyan e Balão e o meia-atacante Miguelito. O zagueiro Derick e o meia Ivonei têm experiência no elenco profissional e estouram a idade da categoria —se a dupla não tiver chance no time de cima com Odair, será emprestada.

Odair Hellmann teve trabalho reconhecido na base do Internacional e revelou diversos jogadores no próprio Colorado e também do Fluminense. Um dos argumentos do Santos para contratá-lo foi o bom trato com os garotos.

Neste ano, até pelo desempenho ruim nas competições, o Peixe subiu Meninos da Vila sem um planejamento muito bem definido. Odair e Falcão concordam sobre a necessidade de programar essa transição: treinamentos, vaga no banco de reservas e depois minutos em campo, sem pressa.

Santos