São Paulo espera economizar até R$ 6 milhões com saída de Bustos
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o técnico Rogério Ceni, do São Paulo, afirmou que o clube faria uma reformulação no elenco para 2023. E que isso passaria principalmente pela redução de ao menos 25% da folha de pagamento do clube. A saída de Nahuel Bustos vai ajudar a desafogar os cofres tricolores.
Segundo apurou o UOL Esporte, entre salários, férias, 13º, FGTS e demais encargos trabalhistas, o Tricolor espera economizar R$ 6 milhões. O contrato de Bustos com o São Paulo tinha validade até junho do ano que vem. O clube do Morumbi não precisará arcar com nenhum valor pela rescisão.
A despedida de Bustos, que postou mensagem anunciando a saída em suas redes sociais, pegou a torcida tricolor de surpresa. Se dependesse do atacante, ele teria ido embora antes do fim do Brasileirão. O argentino procurou a diretoria tricolor pedindo para sair do time. O motivo principal era a frustração por jogar pouco - foram apenas nove jogos, com 279 minutos em campo.
Antes mesmo de chegar, já tinha ficado claro que a vida do atacante não seria fácil. Rogério Ceni chegou a dizer que não havia sido consultado sobre a contratação do jogador. Das nove partidas que fez com a camisa do São Paulo, Bustos foi titular só três vezes. E nas três oportunidades foi substituído. E só marcou um gol.
A reportagem apurou que o Grupo City, que detém os direitos do argentino, foi pego de surpresa com a decisão. Uma reunião nos próximos dias deve acontecer para ser acertada a rescisão. No acordo entre São Paulo e City, havia a previsão de que o vínculo poderia ser encerrado se Bustos não tivesse tempo de jogo em campo.
Vida pessoal ajudou na decisão
O fato de a mulher de Bustos, Aldana Mailen, estar grávida teve um peso preponderante para que ele resolvesse deixar o Brasil. Na maior parte do tempo que esteve defendendo o São Paulo, o argentino ficou quase sempre sozinho, já que sua família ficou na Argentina. A saudade de casa e da família então passaram a ser um sofrimento para o atleta, que não estava mais feliz com a distância.
A proximidade com a Argentina e as investidas do Talleres, clube que revelou Bustos, também contribuíram para que o jogador acelerasse o processo de saída. Mas o City já tem propostas de três clubes da Espanha. Porém, a preferência dele é voltar para Córdoba. A vontade do jogador é retornar para sua cidade natal e poder atuar novamente no Talleres.
Conversas
O São Paulo ainda tentou reverter a decisão. A cúpula tricolor explicou para Bustos que o clube teria uma pré-temporada grande visando o ano de 2023 - o time retorna aos treinos no dia 14 de dezembro.
E que esse período seria importante para ele se preparar melhor e se adaptar mais ainda ao time, aos companheiros e ao Brasil. Além disso, argumentou que o primeiro torneio do ano, o Paulistão, poderia dar a Bustos a chance de retomar a confiança e ter mais minutos em campo.
Mas o argumento não convenceu o jogador, que preferiu deixar o clube. O São Paulo não pretende ir atrás de um substituto para Bustos. A procura por um atacante de velocidade ainda segue. Para a posição de centroavante, o Tricolor deve apostar nos jogadores formados em casa. Juan, que fez gol no último jogo do time no Brasileirão, deve ganhar mais tempo de jogo. Gabriel Maioli, outro jovem revelado em Cotia, também pode aparecer mais vezes no profissional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.