Topo

O que aconteceu de mais importante no seu time na 1ª semana da Copa

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o Coritiba pelo Brasileirão - Gabriel Machado/AGIF
Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante partida contra o Coritiba pelo Brasileirão Imagem: Gabriel Machado/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/11/2022 04h00

Enquanto o mundo está com olhos na Copa do Qatar, os clubes brasileiros se movimentam para a próxima temporada. Nesta primeira semana de Mundial, houve, por aqui, eleição presidencial, dança das cadeiras de técnicos, renovações e até despedida surpreendente.

O UOL Esporte mostra a seguir o que aconteceu em alguns dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro neste período. Tem, inclusive, elenco que está em treinamento ainda para o último compromisso do ano.

Atlético-MG

A única novidade do Atlético-MG desde o término do Campeonato Brasileiro é o técnico Eduardo Coudet, que assinou com o Galo por duas temporadas. De acordo com o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, serão feitos apenas ajustes no elenco para 2023. Mas por enquanto nenhum jogador foi anunciado pelo clube mineiro.

Por outro lado, a permanência do zagueiro Junior Alonso está praticamente descartada. O paraguaio estava emprestado pelo Krasnodar, da Rússia, que descarta um novo empréstimo. Quem não vai vestir a camisa do Atlético no ano que vem é o lateral-direito Rodinei, que foi procurado. Mas a contratação foi descartada por um dos mecenas do clube.

Eduardo Coudet ao lado de Rodrigo Caetano, após assinar o contrato com o Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG - Divulgação/Atlético-MG
Eduardo Coudet ao lado de Rodrigo Caetano, após assinar o contrato com o Atlético-MG
Imagem: Divulgação/Atlético-MG

Botafogo

Após alguns dias de descanso após o Brasileiro, o Botafogo retornou aos treinos para se preparar para a excursão que vai fazer à Inglaterra, onde enfrenta o Crystal Palace no próximo dia 3. O clube inglês também é gerido por John Textor, dono de 90% das ações da SAF do Alvinegro.

Em entrevista coletiva na última sexta-feira, o técnico Luís Castro não se aprofundou sobre reforços, mas disse ter certeza que a diretoria dará "resposta positiva a tudo o que eu solicitei".

O Goleiro Gatito teve alta hospital após passar por uma cirurgia devido a uma luxação no ombro esquerdo. Já Matheus Nascimento teve uma lesão ocular durante treino da seleção brasileira sub-20. Os dois serão desfalques na viagem ao Velho Continente.

Corinthians

O Corinthians anunciou um novo técnico no dia da abertura da Copa: Fernando Lázaro, ex-assistente e analista de desempenho. Ele estaria com a seleção brasileira no Qatar, mas pediu dispensa a Tite para planejar 2023. Desde então o clube tem sonhado com Cristiano Ronaldo e sofrido com o acerto de Vítor Pereira com o Flamengo.

Cruzeiro

O Cruzeiro trabalha na reformulação do elenco para a temporada que marca seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois de três anos de ausência, a Raposa está de volta com a meta de não cair. No entanto, os últimos dias foram sem novidades para o torcedor cruzeirense. Nomes como o do lateral-direito Dudu e o meia-atacante Wellington Rato, ambos do Atlético-GO, assim como o de Taison, do Internacional, estão na pauta da diretoria celeste, mas sem avanços, por enquanto.

O Cruzeiro já tem dois reforços confirmados para 2023, o O goleiro Anderson, que estava no Athletico-PR, e o zagueiro Neris, que defendia o Al Hazm, da Arábia Saudita, chegam sem custos à Toca da Raposa.

Flamengo

A principal bomba no Flamengo, na primeira semana de Copa do Mundo, foi a saída do técnico Dorival Júnior - campeão da Libertadores e da Copa do Brasil - e a iminente chegada do treinador português Vítor Pereira, ex-Corinthians, que deverá ser anunciado em breve.

Com importantes competições no calendário de 2023, incluindo o Mundial Interclubes, o Rubro-Negro analisa com critério o mercado da bola para se reforçar. Uma de suas principais investidas, porém, parece estar cada vez mais distante: o volante Gerson, ex-jogador do clube que atualmente defende o Olympique, da França.

A proposta que o Flamengo sinaliza não tem agradado os franceses, que estão irredutíveis em reduzir a pedida para vendê-lo. Paralelamente, o Fla tem encaminhada a compra do lateral esquerdo Ayrton Lucas, que estava emprestado pelo Spartak Moscou, da Rússia.

Fluminense

O Fluminense teve eleição ontem (26) e Mário Bittencourt, atual presidente, foi reeleito. Após uma primeira gestão que se iniciou em 2019, ele estará à frente do clube no triênio 2023-2025 — derrotou Marcelo Souto e Rafael Rolim nas urnas.

O Tricolor anunciou a renovação do atacante argentino Germán Cano até dezembro de 2024. Após atingir metas na atual temporada, o vínculo do goleiro Fábio também foi renovado, neste caso até o fim de 2023.

Germán Cano abre o placar para o Fluminense contra o Ceará - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Além disso, o clube encaminhou a renovação do meia Ganso e a ideia é que o novo acordo seja até dezembro de 2025. Há um acordo alinhado para a renovação do volante André e o clube trabalha para a permanência de Arias. As negociações para a renovação do técnico Fernando Diniz também estão bem encaminhadas.

Grêmio

O Tricolor gaúcho anunciou a renovação de contrato com o técnico Renato Gaúcho. Além disso, avançou em algumas negociações por reforços, como são os casos do lateral Reinaldo, ex-São Paulo, e do meia Franco Cristaldo, do Huracán, da Argentina.

O clube também conversa pelo lateral Rodinei, que tem contrato com o Flamengo até o fim do ano e não deve renovar o vínculo.

Internacional

O Inter analisa no mercado contratações pontuais para a próxima temporada. Dentre as posições procuradas estão lateral-direito, para ser opção a Bustos, e volante.

O Colorado, por outro lado, viu Edenilson se tornar alvo do Santos, e as partes conversam. Os gaúchos gostariam de contar com o goleiro John, o lateral-esquerdo Felipe Jonatan ou o atacante Lucas Braga, mas todos eles estão nos planos de Odair Hellmann.

Do trio, quem tem mais chance de ser negociado é John. O goleiro reserva de João Paulo pediu para ser vendido no meio do ano e voltou a manifestar o desejo de sair. O Santos tenta convencê-lo, mas ele bate o pé

Palmeiras

A Copa do Mundo do Palmeiras tem sido de pouca movimentação no mercado da bola e foco em manter os jogadores do elenco. Por um lado, Endrick já recebeu uma proposta do PSG e é desejado pelo Barcelona; por outro, Marcelo Lomba, Luan e Raphael Veiga renovaram contratos. Quanto a contratações, a meta é fechar o grupo com mais um volante, um meia e um ponta.

Santos

O Santos negocia a chegada do meia Edenilson, do Internacional, prioridade de Odair Hellmann para o setor. Em meio a longas conversas entre os clubes, o Peixe viu o Atlético-MG chegar para a disputa -- o que preocupa financeiramente.
Até o momento, o negócio está travado devido ao alto valor pedido pelo jogador.

Outro nome que está na mira do Santos, mas longe de chegar à Baixada Santista, é o de Cristaldo, meia do Huracán. É a segunda vez que o Peixe o procura, mas novamente foi atravessado, desta vez pelo Grêmio.

Fora dos gramados, o Peixe se envolveu indiretamente em uma polêmica: a prisão temporária do ex-presidente Orlando Rollo. O mandatário foi pego em uma operação da Corregedoria da Polícia Civil e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), em ação de combate ao tráfico de drogas e crimes contra a administração pública. Na ocasião, Rollo foi acusado de desviar 700 quilos de cocaína de um traficante.

Orlando Rollo concede entrevista coletiva na Vila Belmiro - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Rollo foi vice-presidente de José Carlos Peres, mandato que antecedeu ao de Andres Rueda. Marcado pelas polêmicas e brigas com Peres, que sofreu impeachment na reta final de 2020, Orlando assumiu o cargo por poucos meses. O seu principal feito foi repatriar Robinho, ídolo santista recentemente condenado em última instância por estupro coletivo.

São Paulo

O São Paulo segue planejando a reformulação para 2023. Após as saídas de Miranda, Colorado, Reinaldo, Marcos Guilherme e Eder, o Tricolor foi surpreendido no final da semana com a despedida de Nahuel Bustos. O atacante argentino resolveu que queria sair do time para ter mais oportunidades em campo. O Talleres, da Argentina, clube que revelou Bustos, aparece como um dos favoritos para contar com o atleta.

Nahuel Bustos, atacante do São Paulo - Lucas Emanuel/AGIF - Lucas Emanuel/AGIF
Nahuel Bustos, ex-atacante do São Paulo
Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Em contrapartida, o São Paulo anunciou a renovação do vínculo do lateral Rafinha, que vai até o fim do ano que vem. A renovação foi um pedido de Rogério Ceni, que tem Rafinha como um dos líderes do elenco. A versatilidade do jogador, que pode fazer as funções de lateral e zagueiro, contribuíram para o acerto.

Vasco

De volta à Série A, o Vasco está em meio a uma profunda mudança com a chegada da SAF, capitaneada pela norte-americana 777 Partners. Diretor de futebol, Paulo Bracks está na Europa reunido com a cúpula da empresa estudando as diretrizes a seguir para a montagem do elenco, com a promessa que montará um time competitivo. Um dos nomes que está em conversas avançadas é o atacante Pedro Raul, que se destacou pelo Goiás este ano e que pertence ao Kashiwa Reysol, do Japão. Por aqui, o CT Moacyr Barbosa passa por reformas no gramado e nas instalações, que terão mais conforto.