Topo

Pela 1ª vez em BH, Rafael Nadal vence Casper e celebra:"Noite especial"

Rafael Nadal durante partida de exibição contra Casper Ruud, realizada no ginásio Mineirinho - GILSON JUNIO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Rafael Nadal durante partida de exibição contra Casper Ruud, realizada no ginásio Mineirinho Imagem: GILSON JUNIO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

27/11/2022 00h47

Pela primeira vez em Belo Horizonte, o tenista Rafael Nadal não decepcionou a maior parte dos presentes no Ginásio Mineirinho que o apoiaram durante toda a partida. O espanhol venceu o norueguês Casper Ruud, na madrugada de hoje (27), por 2 a 0 (7-6 e 7-5) em jogo da turnê de exibição que tem percorrido a América Latina nos últimos dias.

O espanhol e o norueguês entraram em quadra por volta de 22h30, após a exibição de Bruno Soares e Bob Bryan diante de Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas. A partida marcou a aposentadoria de Soares das quadras. Já o jogo de Nadal e Ruud ganhou a madrugada e terminou com euforia pela vitória de Rafa dos mais de nove mil presentes no ginásio, que foi reaberto após mais de três anos de inatividade.

Durante todo o duelo, não faltou incentivo a Nadal. Empolgados, os torcedores mineiros a todo momento gritavam frases positivas ao espanhol, enquanto outros pediam silêncio para melhor concentração dos tenistas.

No intervalo, ele e Ruud esbanjaram carisma. Além de entrar na brincadeira do locutor do ginásio, o espanhol emprestou a raquete para uma criança que resolveu bater bola com o norueguês arrancando aplausos do público.

O jogo entre Nadal e Ruud foi a reedição da final de Roland Garros deste ano. Os tenistas haviam se enfrentado em junho, quando o atual 2º colocado do ranking bateu o norueguês e conquistou seu 22º Grand Slam da carreira, tornando-se o maior vencedor dos torneios no masculino.

Após o jogo Nadal agradeceu o público brasileiro, relembrou outras passagens pelo país e prometeu voltar em breve.

"O Brasil é um país muito importante esportivamente. Meu segundo torneio profissional joguei aqui, na Costa do Sauípe, já joguei em São Paulo, no Rio, e agora tive a oportunidade de jogar em Belo Horizonte. Foi uma noite muito especial aqui em BH e espero poder voltar outras vezes. Espero que, mais uma vez, o Brasil seja um lugar que me traga muita sorte em torneios futuros", disse.

Fã atravessa o país para ver Nadal

A presença de Nadal em Belo Horizonte fez com que alguns torcedores encarassem viagens para prestigiá-lo na capital mineira, como no caso da empresária Talita Pina, que saiu de são Luís (MA) com o filho Tadeu Carlos, de oito anos, para ver de perto o espanhol.

Torcedora saiu do Maranhão com o filho para ver Nadal em BH - Lohanna Lima/UOL Esporte  - Lohanna Lima/UOL Esporte
Torcedora saiu do Maranhão com o filho para ver Nadal em BH
Imagem: Lohanna Lima/UOL Esporte

"Desde muito nova acompanho o Nadal. Sou apaixonada por tênis e pratico desde pequena. Passei para o meu filho esse amor pelo tênis. Quando descobri que ele vinha para o Brasil, fiquei muito ansiosa. Eu sonhava que isso poderia acontecer um dia. Tentei vê-lo em Paris uma vez em Roland Garros, mas acabou não acontecendo. Estou muito emocionada", disse.

Antes de Belo Horizonte, Nadal havia se apresentado na Argentina e no Chile. Na sequência, ele viaja para os demais compromissos comemorativos, primeiro em Quito, no Equador e depois para a Cidade do México.