Botafogo tem amistoso na Inglaterra e revive época de ouro em nova excursão
O Botafogo vai dar um ponto final na temporada hoje (3), em um amistoso com o Crystal Palace, no Selhurst Park, em agenda que encerra a excursão pela Inglaterra. A viagem e o duelo com equipes do Velho Continente podem soar como novidade aos torcedores mais novos, mas já foram uma tradição no Alvinegro e com reflexos até os dias atuais.
Auriel de Almeida, historiador do Glorioso, ressalta que a imagem que o exterior tem do clube é um resquício muito forte das excursões realizadas nas décadas de 50 e 60, citando, em tom bem-humorado, os "Harlem Globetrotters", equipe de basquete que viaja o mundo fazendo jogos-exibição
"Quando se fala nas excursões do Botafogo, as das décadas de 50 e 60 foram as mais importantes. A visão que o exterior tem do Botafogo é por conta deste período. Mal comparando, podemos brincar que era como se fosse os Globetrotters do futebol. O Botafogo chamava público", disse.
Os compromissos de 2022 se deram através de John Textor, dono de 90% das ações da SAF do Glorioso e também gestor do Crystal Palace. Desde quando o empresário adquiriu o clube de General Severiano, há ações com os ingleses e com o Molenbeek, da Bélgica, outro sob os comandos do norte-americano.
A primeira vez que o Glorioso arrumou as malas e cruzou fronteiras foi em 1936 quando fez nove jogos entre México e Estados Unidos. No caso da Europa, o desembarque inaugural foi em 1955, com 18 amistosos em um itinerário que teve Espanha, França, Dinamarca, Holanda, Suiça, Itália e Checoslováquia, de acordo com informações do blog "Mundo Botafogo".
Aquela delegação contava com nomes como Garrincha, Nilton Santos, Gerson e Quarentinha.Esta será a quarta vez do Botafogo na Inglaterra — as oportunidades anteriores foram em 1956, 1989 e 1991. Nestas excursões, enfrentou diversos clubes, como o Fulham, o Burley, West Ham e Cardiff City.
Somando todos os confrontos contra ingleses — não apenas os realizados na Inglaterra —, até hoje, são 16 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, com 58 gols marcados e 27 sofridos, segundo dados levantados por Auriel.
FICHA TÉCNICA
CRYSTAL PALACE X BOTAFOGO
Competição: Jogo amistoso
Local: Selhurst Park, em Londres, Inglaterra
Dia: 3 de dezembro de 20222, sábado, às 9h30 (horário de Brasília)
CRYSTAL PALACE: Crystal Palace (uma para cada tempo): Guaita (Butland), Clyne (Ward), Guéhi (Balmer), Tomkins (Grehan), Riedwald (Adaramola), Hugues (Schlupp), Milivojévic (Doucouré), Olise (Wells-Morrison), Gordon (Ebiowei), Edouard (Mateta) e Zaha (Eze). Técnico: Patrick Vieira
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Gabriel Pires, Lucas Fernandes e Gustavo Sauer; Jeffinho e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.