Topo

Atlético-MG

Atlético-MG: Quais jogadores voltam de empréstimo em janeiro

Nathan estava emprestado ao Fluminense - Marcelo Gonçalves / Fluminense
Nathan estava emprestado ao Fluminense Imagem: Marcelo Gonçalves / Fluminense

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

06/12/2022 04h00

Em momento de chegadas e partidas para a próxima temporada, o Atlético-MG começa a definor a situação de jogadores que retornam de empréstimos. São 18 atletas emprestados e algumas situações já estão definidas. São jogadores que já foram cedidos novamente ou que simplesmente vão ficar sem contrato com o Galo. Já outros não vão ser aproveitados pelo clube, mas também não sabem qual camisa vão vestir em 2023. O UOL Esporte listou a situação de cada um dos jogadores emprestados pelo Atlético em 2022.

Podem ser aproveitados

Entre os 18 jogadores emprestados pelo Atlético, apenas dois deles podem ser aproveitados pelo técnico Eduardo Coudet. Os meias Nathan e Hyoran, que estavam no Fluminense e no Red Bull Bragantino, respectivamente, fizeram parte do elenco campeão brasileiro em 2021. Mesmo assim o aproveitamento da dupla não é algo garantido, já que os dois foram colocados à disposição do Inter, em uma possível troca pelo volante Edenílson.

Emprestados de novo

Quatro jogadores que estavam emprestados pelo Atlético vão ser emprestados novamente em 2023. O volante Ralph, que estava no Náutico, foi cedido ao Ypiranga-RS, o meia Bruninho estava no CRB e em 2023 jogará pelo Guarani, o atacante Echaporã estava na Ponte Preta e foi emprestado para o Juventude, enquanto o centroavante Luiz Filipe foi cedido novamente ao Goiás.

Rescindiu

O volante Wesley Hudson disputou a Série C emprestado ao Paysandu e em 2023 vai defender o Juventude. Mas o jogador revelado pelo Atlético acertou a rescisão de contrato antes de assinar em definitivo com o clube gaúcho. O Galo manteve parte dos direitos de Wesley, em caso de uma futura venda.

Ficam livres

Três dos 18 jogadores emprestados pelo Atlético ficam sem contrato com o clube mineiro no dia 31 deste mês. O goleiro Micael, que está no Alverca (Portugal), o lateral-esquerdo Lucas Hernández, que jogou a Série B pelo Sport, e o volante Gustavo Blanco, que defendeu o Vitória, não devem ter os vínculos renovados. Inclusive, Gustavo Blanco pode até se aposentar do futebol. Convivendo uma série de lesões desde 2018, o jogador de 28 anos disputou somente 17 partidas nos últimos quatro anos e meio.

Cobiçados

Os zagueiros Vitor Mendes, de 23 anos, e Micael, de 22, estavam no Juventude e no Houston Dynamo, dos Estados Unidos, respectivamente, e não vão ser aproveitados por Eduardo Coudet. A expectativa do clube mineiro é fazer dinheiro com os dois defensores. No caso de Micael, o clube da MLS já sinalizou que pretender comprar o zagueiro. Já Mendes foi negociado com o Ludogorets, da Bulgária, mas a transferência foi travada pela falta do visto de trabalho. A expectativa é que a venda seja sacramentada em janeiro.

Não ficam

Seis jogadores que retornam de empréstimos não vão ficar na Cidade do Galo e ainda não têm o futuro definido. São os casos do goleiro Jean, que estava no CSA, o do lateral-direito Sandro Perpétuo, que disputou a Série D pelo Oeste, do volante Ramón Martinez, que estava no Novorizontino, e dos atacantes Fábio Gomes, Alessandro Vinícius e Giovani Albuquerque, que no segundo semestre de 2022 atuaram por Vasco, Paysandu e Operário-PR, respectivamente.

Atlético-MG