Topo

Santos

Após empurrãozinho de Bolsonaro, Santos vê compra do CT Rei Pelé garantida

Presidente Jair Bolsonaro vai a jogo do Santos na Vila Belmiro - FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Presidente Jair Bolsonaro vai a jogo do Santos na Vila Belmiro Imagem: FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

10/12/2022 04h00

Após contar com um empurrãozinho do presidente Jair Bolsonaro (PL), o Santos está otimista em oficializar a compra do CT Rei Pelé nas próximas semanas.

Em abril, o presidente do Peixe, Andres Rueda, aproveitou a ida de Bolsonaro à Vila Belmiro para conversar sobre o terreno do centro de treinamento. A ideia era facilitar a compra da área que pertence à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O CT foi concedido ao Santos em 1996, sob algumas condições de contrapartidas sociais. O clube correu risco de perdê-lo várias vezes nos últimos anos.

E esse apoio de Jair Bolsonaro ocorreu na última terça-feira (6), por meio da Lei 14.474/22, que "modifica a forma de reajuste das receitas patrimoniais da União decorrentes da atualização da planta de valores e desburocratiza procedimentos de alienação e registro de imóveis da União". Resumindo, a SPU pode negociar terrenos da União com pagamentos parcelados e menor taxa de juros.

"Fizemos um estudo, definimos um valor, que não quero citar, porque terreno não é do Santos ainda, mas falei para a SPU que queríamos comprar e temos direito de comprar em 15 ou 20 anos. Mostrei a boa vontade do clube, mesmo que em 20 anos num prazo longo, me comprometo a ceder 10% de toda venda de jogador para amortizar a compra. Fizemos um estudo e apresentamos. Se isso fosse feito lá atrás, já teríamos pago o CT em quatro anos", explicou Rueda, em reunião do Conselho Deliberativo.

"Fizemos trabalho de convencimento que culminou com a visita do presidente que realmente agilizou. Já estava andando, mas ajudou. Estávamos receosos com mudança de governo, mas a sanção saiu na terça-feira. Vai entrar num processo em que, muito provavelmente, fecharemos a operação. A partir desse momento, bloqueamos qualquer risco do Ministério Público tomar o terreno de volta. Ideia é comprar parcelado e amortizar com venda de jogadores", completou.

Com o CT Rei Pelé comprado, o Santos abrigaria base e feminino e procuraria um novo terreno, menor, apenas para o elenco profissional. A construção de um novo centro de treinamento é promessa antiga de Rueda.

Uma das ideias da diretoria é vender o CT Meninos da Vila, que fica na entrada da cidade de Santos, para buscar outra área mais bem localizada.

"Aquele terreno é muito cobiçado e banca o novo CT, a reforma do CT Rei Pelé e se bobear ainda sobre algum dinheiro para ajudar o Santos", concluiu o presidente.

Santos