Topo

São Paulo

São Paulo contrata terceiro goleiro em 2022 e reabre disputa por posição

Rafael, novo goleiro do São Paulo - Reprodução / São Paulo
Rafael, novo goleiro do São Paulo Imagem: Reprodução / São Paulo

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

13/12/2022 04h00

O São Paulo iniciou o ano com Tiago Volpi no gol. Onze meses e três goleiros depois, o time agora terá uma nova disputa para saber quem será o goleiro titular da equipe na próxima temporada.

O mais novo concorrente é Rafael. Contratado na semana passada, ele estava no Atlético-MG. Para tirá-lo do clube mineiro, o Tricolor vai pagar R$ 5 milhões. Aos 33 anos, Rafael assinou com o São Paulo até o final de 2025. Antes dele, porém, os paulistas contrataram Jandrei, em janeiro, e Felipe Alves, em julho.

Depois de iniciar o ano como titular, Volpi perdeu a posição para Jandrei logo no início do Campeonato Paulista. Assim, o São Paulo aceitou liberar Volpi para o Toluca, do México, para ficar com Jandrei, que seria decisivo na classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

Uma lesão nas costas em julho, porém, tirou Jandrei de oito jogos do time em um momento decisivo, com direito a jogos de mata-mata na Copa do Brasil e Sul-Americana. Com o titular fora de combate, o São Paulo teve de recorrer ao jovem Thiago Couto para defender a meta do time diante do América-MG. Embora tenha defendido um pênalti e garantido a vitória sobre o Coelho, as falhas sucessivas diante de Internacional e Goiás fizeram a diretoria procurar um novo goleiro às pressas.

Rogério Ceni aprovou e o Tricolor contratou Felipe Alves, do Fortaleza, por R$ 1 milhão. Ele, que estava emprestado ao Juventude, chegou credenciado por ter atuado sob o comando de Ceni no Leão cearense. Assim, assumiu a posição mesmo depois da recuperação de Jandrei, que não voltou com o mesmo ritmo de jogo do início do ano e perdeu a titularidade para o novo contratado.

Agora cabe ao recém-contratado Rafael a responsabilidade de encerrar a carência do São Paulo por um goleiro que possa assumir de vez a titularidade da meta Tricolor.

"É o melhor momento da minha carreira, é o maior projeto da minha carreira, sempre foi um sonho e depois de tanto tempo estou conseguindo realizar. Estou muito ansioso por essa oportunidade no São Paulo. Chego muito motivado. É a missão da minha vida, estou focado e feliz em estar vestindo essa camisa", revelou Rafael, em entrevista para a SPFC Play.

São Paulo