Topo

Principais ligas do planeta se opõem ao novo Mundial da Fifa

Do UOL, em São Paulo

16/12/2022 18h48

Classificação e Jogos

O Fórum Mundial de Ligas (WLF, da sigla em inglês) se manifestou contra a modificação no formato do Mundial de Clubes a partir de 2025, anunciada pela Fifa hoje (16).

O WLF representa 44 ligas de futebol ao redor do planeta. Entre os campeonatos que fazem parte da associação, estão o Inglês, o Espanhol, o Alemão, o Italiano e o Francês, considerados os principais da Europa. O órgão também conta com participação de todos os outros continentes do planeta. O Brasil, que não tem uma liga de clubes estabelecida, está fora.

O WLF divulgou nota oficial em oposição aos anúncios de Gianni Infantino. "Essas decisões tem sido tomadas unilateralmente e sem consultas, muito menos aprovação, daqueles que são diretamente afetados por elas: as ligas, seus clubes, os jogadores e torcedores".

Além do Mundial de Clubes com 32 times a partir de 2025, a Fifa anunciou mudanças no calendário internacional, com a intenção de promover amistosos entre seleções de continentes diferentes. O WLF também questiona a possibilidade de alteração no formato da Copa do Mundo de 2026, que pode ter grupos de quatro equipes ao invés de três, como acordado anteriormente.

"Como o calendário já está sobrecarregado, com competições domésticas de clubes já estabelecidas e torneios internacionais sempre em expansão, a decisão da Fifa cria o risco de congestionamento, mais lesões a jogadores e uma distorção do equilíbrio competitivo", diz o posicionamento oficial do WLF. A nota continua:

"Os interesses da comunidade do futebol, que esperamos que a Fifa cuide, não estão bem servidos com o empilhamento de partidas da Fifa que só envolvem o top 1% dos jogadores", escreve a entidade.

O órgão finaliza a nota informando que realizará uma reunião em janeiro de 2023 para rever as decisões da Fifa e discutir sobre os impactos negativos que o novo Mundial pode ter sobre as ligas nacionais.