Palmeiras aumenta receitas em R$ 72 milhões com marketing, diz diretor
Everaldo Coelho terminou sua primeira temporada como diretor de marketing do Palmeiras com bons resultados, em especial se levado em conta o início turbulento. O dirigente completa um ano na função em fevereiro.
- O Palmeiras assinou 37 acordos de parcerias, entre pontuais e mais longas, que geraram cerca de R$ 72 milhões aos cofres, de acordo com Coelho.
- O clube firmou parcerias e ativações com Cimed, Betfair, Pernambucanas, Canon, Mars, Google, Facebook, Panini, Warner, Netflix, Amazon, Sensodyne e Technogym, entre acordos pontuais e longos.
Os resultados serviram para apaziguar algumas controvérsias surgidas quando Coelho assumiu o cargo.
Polêmicas na nomeação de Everaldo Coelho
- Pelo primeiro ano, desde 2014, o Palmeiras não teve um profissional remunerado à frente do departamento. Everaldo é diretor estatutário não-remunerado.
- Leila enxugou o número de profissionais alocados no marketing quando tomou posse, o que assustou alguns parceiros do clube.
- Everaldo fez carreira no mercado financeiro, o que inicialmente gerou desconfianças. Ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Educação e Administração com ênfase em Marketing e Comunicação.
Veja os principais tópicos abordados por Everaldo Coelho em entrevista por email exclusiva para o UOL:
Cumprimento de expectativas e planos futuros
- "Os resultados ficaram acima das nossas expectativas e metas, mostrando a boa aceitação do mercado à estratégia do clube de buscar grandes parceiros em diferentes segmentos".
- "Continuaremos com a estratégia adotada em 2022, dando ênfase a três frentes: negócios digitais, conta digital do Palmeiras e programa de responsabilidade institucional Por Um Futuro Mais Verde".
Volta do futsal, vôlei e basquete adulto
- "Neste momento, não há planos para o retorno da categoria adulto desses esportes. O Departamento de Marketing segue empenhado, contudo, em buscar patrocinadores e captar novos recursos para a base destas e outras modalidades do clube social".
Estrutura do departamento após enxugamento
- "Não houve enxugamento, mas sim uma reestruturação, o que é algo absolutamente normal no universo empresarial".
- "Já fizemos um incremento de profissionais durante o ano e, dependendo da implementação de novos projetos, seguiremos avaliando a necessidade de reforçar ou não a nossa equipe de trabalho".
Ações para os dias de jogos
- "Desenvolvemos ao longo do ano o conceito de visão 360 graus do nosso torcedor. Queremos nos relacionar com ele de forma cada vez mais ampla, entregando uma experiência que vai muito além do jogo de futebol".
- "Para isso, temos promovido diversas ativações, como a participação de convidados especiais no pré-jogo e a realização de ações exclusivas com sócios Avanti, além do Show de Luzes, que implementamos em parceria com os gestores do Allianz Parque nas partidas noturnas".
- "Dentro deste desafio de melhorar ainda mais a experiência do torcedor, vamos inovar já no início de 2023, com a instalação do sistema de reconhecimento facial nas catracas da arena".
Crescimento do Avanti
- "No primeiro dia da gestão da presidente Leila, o Palmeiras contava com cerca de 41 mil sócios-torcedores."
- Já em agosto de 2022, o clube superou a barreira dos 85 mil adeptos adimplentes pela primeira vez desde 2015".
- "Com o fim da temporada, houve uma queda natural, em função do longo período sem jogos, mas estamos no caminho certo".
- "O nosso objetivo é mostrar cada vez mais para o sócio Avanti que o desconto no ingresso é apenas um dos benefícios aos quais ele tem direito. Vamos atrelar cada vez mais vantagens ao programa e, em janeiro, já teremos novidades".
Aprendizado
- "O que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo é o engajamento do nosso torcedor, bem como a eficácia da gestão do clube, o que nos proporciona conquistas cada vez maiores dentro e fora de campo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.