Topo

Dupla de sobreviventes do Ninho do Urubu vai jogar Copinha pelo Flamengo

Francisco Dyogo, sobrevivente do incêndio no Ninho, assinou contrato profissional com o Flamengo - Reprodução Instagram
Francisco Dyogo, sobrevivente do incêndio no Ninho, assinou contrato profissional com o Flamengo Imagem: Reprodução Instagram

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/12/2022 04h00

O Flamengo já se prepara há algumas semanas para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior no começo de janeiro. Com um elenco mais jovem, já que os mais experientes vão iniciar o Campeonato Carioca, o time terá o goleiro Francisco Dyogo e o volante Rayan Lucas, ambos sobreviventes da tragédia no Ninho do Urubu em 2019.

  • Dyogo foi um dos três garotos que sofreram ferimentos no incêndio que vitimou 10 jovens no CT do Flamengo. Ele precisou ficar uma semana internado com queimaduras nas mãos e na perna. O goleiro tinha 15 anos na época e agora está com 18.
  • Rayan também estava no dormitório no momento da tragédia, mas conseguiu sair antes e não se feriu. Ele tinha 14 anos na época e agora tem 17.
  • Francisco assinou em 2020 o primeiro contrato profissional. Na época era até fevereiro de 2023, mas o garoto agora está garantido até o fim de 2024. Durante esta temporada, foi inscrito para a Libertadores nas oitavas de final.
  • Já o volante chegou ao clube em 2016 e em fevereiro de 2021 assinou contrato profissional válido por três anos. A multa é de 50 milhões de euros (R$ 274,8 milhões) para clubes do exterior.
Rayan - Foto: Reprodução - Foto: Reprodução
Rayan Lucas, do Flamengo, era um dos meninos que estavam no Ninho do dia da tragédia, mas se salvou
Imagem: Foto: Reprodução

Fla terá elenco mais jovem

Nos últimos três anos, Rayan jogou com o time Sub-17 do Flamengo. No total, atuou 41 vezes, 26 como titular, a maioria delas em 2022, e marcou dois gols.

Já Dyogo foi convocado para a seleção brasileira sub-15 no mesmo ano da tragédia e chegou a completar o treino da equipe principal comandada por Tite na Granja Comary em março. Entre Sub-20 e Sub-17, ele jogou 39 partidas nos últimos dois anos, 30 delas ainda pela categoria inferior em 2021, sendo apenas uma como reserva.

Além dos dois, o Flamengo terá um elenco com jovens de 16 a 19 anos em busca do pentacampeonato do torneio. Como diversos jogadores mais experientes vão iniciar a disputa do Carioca, uma boa parte do time está subindo agora de categoria.

Campeão pela última vez em 2018, o Flamengo tirou peso da Copinha por conta do time no profissional. Em 2020, o clube nem disputou o torneio pois optou por utilizar o elenco Sub-20 na Taça Guanabara. Em 2021 não houve competição por conta da pandemia. Já em 2022 a equipe caiu na terceira fase.

A primeira fase será na cidade de Jaú, onde o Flamengo chega na noite do dia 1º de janeiro. A estreia está marcada para o dia seguinte, às 21h30, contra o Floresta (Ceará). O grupo também tem Aparecidense (GO) e XV de Jaú (SP).