Topo

Neto defende Pelé de críticas sobre falta de posicionamento contra racismo

Neto no programa "Os Donos da Bola" desta sexta (23). - Reprodução/YouTube
Neto no programa "Os Donos da Bola" desta sexta (23). Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

23/12/2022 13h44

Durante o programa "Os Donos da Bola" desta sexta-feira, o comentarista Neto, da Band, defendeu Pelé de críticas sobre a falta de posicionamento do Rei do Futebol na luta antirracista.

O que aconteceu

  • O programa "Os Donos da Bola" desta sexta-feira começou com uma atualização sobre o estado de saúde de Pelé
  • De acordo com o último boletim médico, divulgado na última quarta-feira, o quadro médico teve piora
  • Após desejar melhoras a Pelé, Neto começou a falar sobre combate ao racismo, defendendo o Rei do Futebol

O que Neto falou

"O Pelé, que tá lá no Albert Einstein, sempre foi crucificado pela mídia geral por não falar do racismo. Mas ele não precisava, e nunca precisou. Por que em todos os lugares que ele entrou, as pessoas que eram brancas, que eram 'reis' e 'rainhas', abaixavam a cabeça para o Rei. Ele nunca precisou. E ele foi o maior, e continua sendo, em relação ao racismo, porque nenhum outro negro entraria onde ele entrou. Então ele já fazia isso sem ter que falar, como hoje a gente tem que falar". Neto, no programa "Os Donos da Bola"

O comentarista defendeu que Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos e que o Santos é o maior time do mundo por ser a equipe em que ele se consagrou. "O Pelé foi crucificado por muita gente nesse país que não sabe que a camisa amarela só foi forte por causa dele. Respeito todos os outros, mas sem ele, (a seleção brasileira) não seria essa força toda".

Um caso em que Pelé se posicionou contra o racismo

Vinícius Jr foi alvo de comentário racista em setembro deste ano. Durante o programa "El Chiringuito", o agente Pedro Bravo disse que o atacante deveria "parar de fazer macaquice" e ir ao "sambódromo do Brasil" caso queira "dançar".

Várias personalidades do futebol brasileiro saíram em defesa do jogador do Real Madrid, incluindo Pelé. O Rei escreveu: "O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes".