Topo

OPINIÃO

Casagrande se emociona ao falar de Pelé: 'Inventou o futebol'

Colaboração para o UOL

29/12/2022 16h47

Pelé morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família do craque nas redes sociais.

Em live transmitida pelo UOL Esporte, o colunista Casagrande, bastante emocionado, falou sobre o Rei do Futebol. "O Pelé inventou o futebol. O futebol que se joga hoje foi o Pelé que inventou. Dar por debaixo das pernas, um chapéu, driblar três, quatro caras e fazer o gol, abrir as pernas e pegar do outro lado, foi tudo Pelé que fez e os outros começaram a fazer através das imagens do Pelé. Grandes jogadores conseguiam fazer uma, duas, mas faltava uma, mas o Pelé fazia todas".

Casagrande lembrou momentos da sua vida que foram marcados pela presença de Pelé. "Para mim, o Pelé foi a primeira imagem de um grande futebol. A Copa de 70 eu assisti com 7 anos. Tudo o que ele fez naquele torneio ficou marcado e dali todos meus brinquedos começaram a ser só bola, bola, bola...Eu só queria jogar futebol".

"O primeiro programa de televisão que eu fui convidado a participar foi na TV Cultura, segunda à noite, com Luis Noriega e a equipe, quando cheguei lá o outro convidado era o Pelé. Eu tinha 18 anos e ainda não tinha muita intimidade com ninguém, com outros jogadores, principalmente com grandes ídolos. Conversei com Pelé e daí em diante fomos tendo contato. Ele me assinou uma camisa da seleção brasileira que eu pedi para ele ano passado, uma camisa que ganhei do Clodoaldo, número 5, de 1970", revelou Casagrande.

Milly chora ao comentar morte de Pelé: 'É um luto de todos nós'

A colunista Milly Lacombe destacou a importância de Pelé para que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente e lamentou a morte do Rei. "E para quem gosta de futebol, é muita coisa quando se vai o homem, mesmo ficando o deus. E a gente vai agora passar por esse luto nacional. É um luto de todos nós".

Milton Neves chora ao falar de Pelé: "devo tudo ao Pelé"

O colunista Milton Neves chorou ao falar da passagem do Rei do Futebol e cravou: "Pelé não morreu, não vai morrer nunca!". Milton disse que já estava prevendo o que poderia acontecer e que por conta disso preferiu ficar no Guarujá. "Vou no velório e vou no sepultamento também, porque tudo que eu tenho eu devo ao Santos. Devo tudo ao Pelé".

Mauro Cezar: 'Pelé foi o grande representante do Brasil por muito tempo'

O colunista Mauro Cezar Pereira falou sobre a importância de Pelé para que o povo brasileiro se afirmasse no cenário mundial. "Para usar uma expressão do Tite: ele transcende, de fato, o futebol. Ele foi por muito tempo o personagem mais conhecido do Brasil".

Juca revela bastidores de como indicou Pelé para ser ministro do Esporte

O colunista Juca Kfouri relembrou a sua proximidade com Pelé e seu elo para que o Rei do Futebol ingressasse na vida política. "Eu levei o Pelé escondido para minha casa, coberto com um paletó no banco de trás do meu carro. Oito horas da manhã. Às nove e meia chega o Fernando Henrique".

Cleber Machado sobre gol de Pelé: 'especial mesmo 50 anos depois'

Sem nunca ter narrado um jogo ao vivo de Pelé, o narrador Cléber Machado disse que durante a pandemia pode viver o momento de finalmente gritar 'gol de Pelé': "Narrar um gol do Pelé, não importa se 50 anos depois, é como se tivesse feito o gol naquela hora"

Assista à live na íntegra