Veja fotos históricas de Pelé, o Rei do Futebol
Do UOL, em São Paulo
29/12/2022 20h05
Pelé protagonizou momentos grandiosos na história do futebol, e muitos deles foram registrados pela Getty Images, empresa que tem uma coleção de mais de 464 milhões de arquivos.
Sob comando de Paul Prowse, editor sênior de imagens, a companhia liberou ao UOL algumas imagens históricas do Rei do Futebol. Confira na galeria abaixo:
Veja imagens históricas de Pelé
Durante um teste para o Santos em 1956, o ex-astro brasileiro Waldemar de Brito garantiu ao clube que Pelé, então com 15 anos, se tornaria "o maior jogador de futebol do mundo". Eles o contrataram e o resto é uma história bem conhecida. Ele fez sua estreia durante a temporada '56-'57 e no início da temporada seguinte, quando esta imagem foi tirada, ele era titular regular.
Getty ImagesCom chave de ouro, Pelé superou o goleiro do Guarani em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1958. Ele foi artilheiro da competição nas 8 primeiras temporadas em que disputou, e nos 18 anos em que jogou pelo Santos, acumulou 468 gols e 10 títulos da liga.
Getty ImagesTomada pela emoção de tudo isso, a sensação adolescente da Copa do Mundo de 58 é consolada por companheiros de equipe, incluindo o grande goleiro brasileiro Gilmar. Pelé marcou 6 gols no total da competição, incluindo um após chapéu na semifinal contra a França. Aos 17 anos e 244 dias, ele ainda é o jogador mais jovem a marcar um gol após chapéu na Copa do Mundo - incluindo dois na própria final
Getty ImagesPelé marca um gol incrivelmente habilidoso durante um amistoso contra a Bélgica no Maracanã em 1965, um dos mais de mil que ele marcou em seus 21 anos de carreira.
Getty ImagesDuas Copas do Mundo foram marcadas por lesões para Pelé: sem dúvida, a pior e a que o fez pensar em não disputar as futuras foi a competição de 1966. Ser o jogador mais habilidoso e reconhecido do mundo fez dele um homem marcado. As partidas da fase de grupos contra a Bulgária e depois contra Portugal viram o adversário adotar a abordagem cínica de 'parar Pelé, parar o Brasil'. Deu certo.
Getty ImagesUm pênalti? Certamente não há melhor forma de marcar seu milésimo gol. E quem gostaria de ser o goleiro enfrentando isso, especialmente quando até mesmo seus próprios fãs acabariam torcendo pelo gol inevitável? Todos os gols contam, é claro, mesmo se são acrobáticos ou rotineiros e, ao longo de uma carreira de 21 anos, Pelé marcou muitos
Getty ImagesComo se registra/comemora mil gols em uma única foto? Este fotógrafo resolveu o problema 'soletrando' o número em bolas de futebol.
Getty ImagesO início de um caso de amor, quando Pelé olha com saudade para seu companheiro de jantar, o troféu Jules Rimet. Após ajudar o Brasil a erguer o troféu pela terceira vez em 1970, ele se entregou a eles permanentemente
Getty ImagesUm abraço da vitória enquanto Pelé comemora com o goleiro reserva Ado. A camisa que ele vestia - trocada na época em que esta imagem foi tirada com o zagueiro italiano Roberto Rosato - foi leiloada em 2002 por £ 157.750, um recorde mundial para uma camisa de futebol.
Getty ImagesPelé, cercado pela imprensa, equipe e fãs dedicados, segura no alto o troféu Jules Rimet após a enfática vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Itália para vencer a Copa do Mundo de 1970. Pelé marcou uma vez na final e deu uma assistência em dois dos outros gols, confirmando que, apesar do talento do elenco, sua importância era inquestionável
Getty ImagesUm Pelé emocionado após sua última partida com a camisa do Brasil. Em uma carreira internacional que durou de 1957 a 1971, ele fez 92 partidas pela seleção, marcando 77 vezes
Getty ImagesAlém de sair da aposentadoria para assinar com o NASL New York Cosmos em 1975, Pelé jogou apenas por um clube desde sua estreia em 1956 até sua última partida em 1974. Ele é retratado aqui enquanto sai para a partida final pelo Santos.
Getty ImagesDe geração para geração, Pelé abraça Ronaldo na apresentação dos campeões da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão. Esta foi a conquista do penta campeonato da seleção brasileira e Pelé parece feliz como se ele próprio tivesse vencido, o que, é claro, ele fez três vezes!
Getty Images
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.