Topo

Pelé virou Atleta do Século na França, e COI reforçou título 28 anos depois

Do UOL, em São Paulo

30/12/2022 04h00

Pelé, que morreu ontem (29) aos 82 anos, foi chamado de "Atleta do Século" pela primeira vez em 1980. O ídolo foi eleito em uma votação promovida pelo jornal francês L'Équipe com 20 jornalistas esportivos de diferentes países.

Na eleição, o brasileiro bateu:

  • O norte-americano Jesse Owens, velocista quatro vezes campeão olímpico em Berlim-1936.
  • O ciclista belga Edouard Merckx, cinco vezes vencedor da Volta da França, e outras cinco da Volta da Itália, ficou em terceiro.

Na realidade, o prêmio concedido pelo L'Équipe chamou Pelé de "Campeão do Século"Champion du Siècle, em francês. Mas a premiação popularizou-se no Brasil e no resto do mundo com o termo "atleta".

A cerimônia de premiação só viria a acontecer no ano seguinte. Em 15 de maio de 1981, Pelé recebeu o troféu antes de um amistoso de futebol entre França e Brasil no Estádio Parc de Princes, do PSG.

Em 1999, Pelé ganharia novamente um prêmio de Atleta do Século, desta vez com o nome "correto". A honraria foi concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em uma votação com os presidentes de 200 comitês olímpicos nacionais como eleitores.

Pelé, que nunca disputou uma Olimpíada, superou no pleito quatro atletas norte-americanos com vastos históricos olímpicos:

  • O boxeador Muhammad Ali, ouro em 1960, na Olimpíada de Roma
  • O corredor Carl Lewis, vencedor de nove medalhas de ouro entre os jogos de 1984 e 1996
  • O jogador de basquete Michael Jordan, campeão olímpico em Barcelona-1992
  • O nadador Mark Spitz, Ganhador de sete ouros em Munique-1972