Topo

Santos deveria aposentar a camisa 10 de Pelé? Colunistas opinam

Do UOL, em São Paulo

30/12/2022 04h00

A família de Pelé vai pedir ao Santos que aposente a camisa 10 como homenagem ao Rei do Futebol. Os colunistas do UOL opinam se o clube deve ou não aceitar a sugestão.

Alicia Klein: Não me parece factível, até pelas exigências de inscrição das entidades que regem o futebol. De todo modo, acho mais bonito ver a 10 viva, relembrar Pelé sempre que o Santos estiver em campo —especialmente se o escudo for alterado para completar a homenagem eterna.

Andrei Kampff: A 10 é já um símbolo de Pelé, sem nunca precisar se adotar essa ideia que não é da cultura do futebol. Mas que tal uma estrela preta eternizada na camisa?

Santos deveria aposentar a camisa 10 para homenagear Pelé?

Resultado parcial

Total de 1552 votos
22,42%
Reprodução/Instagram
77,58%
Bruno Santos/Folhapress

Danilo Lavieri: Aposentar a camisa é uma homenagem bacana, mas que enfrenta questões práticas que viram impeditivos. Na Libertadores, por exemplo, há uma obrigação de os atletas serem registrados na ordem do primeiro ao último sem pular nenhum número. Foi assim que a aposentadoria da camisa 12 acabou no Palmeiras, por exemplo. A não ser que a Conmebol também entre na homenagem, o Santos pode pensar em outras maneiras.

Julio Gomes: Sim, deveria. É a camisa mais importante do futebol mundial e já deveria estar aposentada desde que passou a não ser mais obrigatório escalar jogadores de 1 a 11. E digo mais: a seleção brasileira também deveria aposentá-la.

Menon: Sim, deveria ser aposentada. Da seleção brasileira também. É uma singela e intensa homenagem. Um torcedor do Santos chamado Rodrigo Cafundó sugere uma estrela negra no uniforme. Acho sensacional.

Milton Neves: Sim, o Santos tem a obrigação de prestar todas as homenagens possíveis ao jogador que deu o mundo ao clube.

Perrone: A 10 do Santos já deveria ter sido aposentada. Que seja agora. Antes tarde do que nunca.

Rafael Reis: Não sou especialmente fã de aposentadoria de camisas. Acho que é muito legal para um jogador do presente carregar um número que teve tanto impacto no passado, que tem uma história por trás. Mas, o caso do Santos é diferente. Pelé e a camisa 10 alvinegra são quase que uma coisa só. Por isso, o número não só pode, como deve ser aposentado. E, se fosse possível (não rola por causa das restrições da Fifa em competições oficiais), a camisa 10 da seleção brasileira também deveria ser abandonada.

Renato Maurício Prado: Sim. Acho que a camisa 10 deveria ser aposentada em homenagem ao maior jogador de todos os tempos. Eu a aposentaria, inclusive, da seleção brasileira.

Rodolfo Rodrigues: Essa não é uma tradição dos clubes brasileiros. Eu prefiro ver a camisa 10 do Santos em campo, que sempre vai simbolizar o Rei Pelé.

Rodrigo Coutinho: Sim. É o maior jogador da história do futebol. A representação máxima da camisa 10. Se há um clube que pode e deve fazer isso, este é o Santos.

Vitor Guedes: Não. A maior homenagem é manter a camisa 10 mais emblemática em uso. Não é da nossa cultura e ainda esbarraria em questões burocráticas como, por exemplo, inscrições para a Libertadores de 1 a 25.

Veja a trajetória de Pelé em fotos