Topo

La Liga - 2022/2023

Barça empata com Espanyol com clássico com duas expulsões e show de cartões

Gavi disputa a bola com Braithwhaite, durante Barcelona x Espanyol - Reprodução/Twitter/Barcelona
Gavi disputa a bola com Braithwhaite, durante Barcelona x Espanyol Imagem: Reprodução/Twitter/Barcelona

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/12/2022 12h04

Em um jogo muito tenso no Camp Nou, Barcelona e Espanyol empataram em 1 a 1, hoje (31), pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol. Marcos Alonso abriu o placar para os donos da casa, e Joselu empatou a partida. O jogo foi marcado por um show de cartões amarelos.

  • O Barcelona dominou o jogo, e Marcos Alonso abriu o placar no início do jogo, de cabeça.
  • Joselu, artilheiro do Espanyol, empatou a partida, em cobrança de pênalti.
  • O clima esquentou depois do empate, e um jogador de cada lado foi expulso.
  • O goleiro Fernández, do Espanyol, brilhou; ele evitou o triunfo dos donos da casa no fim do jogo.
  • Resultado recoloca o Barcelona na primeira posição, com 38 pontos. Agora, a equipe está empatada com o Real Madrid, mas leva vantagem nos critérios de desempate.
  • O Espanyol, com 13 pontos, é o 17º colocado. O time está a apenas um ponto do Sevilla, que abre a zona de rebaixamento.

Pelé foi homenageado antes do início da partida. Além do tradicional minuto de silêncio e do abraço dos jogadores no círculo central, alguns torcedores levaram cartazes com mensagens de apoio e até camisas do Brasil.

Expulso na última rodada - vitória contra o Osasuna -, Lewandowski esteve em campo. O jogador polonês conseguiu medida cautelar concedida pelo Tribunal Central de Conciliação de Madri para jogar.

O jogo foi bastante tenso. O árbitro distribuiu 14 cartões, sendo 12 amarelos e dois vermelhos. O momento mais quente da partida. Além disso, Xavi, treinador do Barcelona recebeu um cartão amarelo.

Curiosidade

O gol marcado por Joselu foi o primeiro sofrido pelo Barcelona no Camp Nou no Campeonato Espanhol. Foi também o sexto gol que a equipe comandada por Xavi levou na competição.

O jogo

  • 1x0: Após cobrança de escanteio, Lewandowski desviou de cabeça e a bola sobrou para Christensen, que cabeceou de volta para o meio da área. Lá, Marcos Alonso tocou, também de cabeça, para as redes.
  • Barcelona domina o jogo, mas não aproveita. Além do gol, Raphinha teve uma boa oportunidade para ampliar no primeiro tempo.
  • 1x1: Joselu foi derrubado na área por Marcos Alonso. O mesmo Joselu bateu o pênalti no meio do gol e empatou a partida na única chance do Espanyol
  • O clima esquentou nos minutos após o gol; Jordi Alba foi expulso por reclamação e Vinícius Souza também recebeu o vermelho. Além deles, Cabrera chegou a receber o segundo amarelo, mas o árbitro voltou atrás, após intervenção do VAR.
  • Fernández impediu a vitória do Barcelona. Nos minutos finais, o goleiro do Espanyol brilhou. Ele defendeu um cabeceio e um chute cara a cara de Lewandowski.

FICHA TÉCNICA

Barcelona 1 x 1 Espanyol

Data: 31/12/2022 (sábado)

Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Árbitro: Antonio Mateu Lahoz (Espanha)
Cartões amarelos: Xavi, Jordi Alba, Pedri, Ferran Torres, Gavi, Raphinha e Ansu Fati (BAR); Edu Expósito, Vinicíus Souza, Fernando Calero, Cabrera, Puado e Oliván (ESP)
Cartões vermelhos: Jordi Alba (BAR); Vinícius Souza (ESP)
Gols: Marcos Alonso, aos 7 minutos do primeiro tempo; Joselu, aos 28 minutos do segundo tempo

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto (Balde), Christensen, Marcos Alonso e Jordi Alba; De Jong (Koundé), Pedri e Gavi (Busquets); Raphinha (Dembélé), Ansu Fati (Ferran Torres) e Lewandowski. Técnico: Xavi Hernández.

Espanyol: Álvaro Fernández; Óscar Gil (Rubén Sánchez), Fernando Calero (Edu Expósito), Sergi Gómez, Cabrera e Oliván (Aleix Vidal); Vinícius Souza, Melamed (Puado) e Darder; Joselu e Braithwaite (Simo). Técnico: Diego Martínez Penas.