Topo

Após acerto polêmico, VP começa no Fla com grandes desafios; saiba quais

Vítor Pereira, ex-técnico do Corinthians e agora do Flamengo - Ettore Chiereguini/AGIF
Vítor Pereira, ex-técnico do Corinthians e agora do Flamengo Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/01/2023 04h00

O Flamengo inicia hoje a Era Vítor Pereira. O português chega ao Rio de Janeiro de manhã cedo e comanda durante a tarde o primeiro treinamento com o elenco rubro-negro substituindo Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores na última temporada. Depois de uma transferência polêmica, o ex-Corinthians terá alguns desafios.

  • VP foi oficializado pelo Fla em 13 de dezembro. Ele chegou a um acordo com o clube e aguardava o fim do contrato com o Corinthians no último dia 31 para assinar e assumir de vez o comando.
  • O treinador desembarca no Rio de Janeiro no começo da manhã e vai ao Ninho do Urubu à tarde. A reapresentação do elenco, que ganhou alguns dias de folga por causa do Natal e do Ano-Novo, será às 15h.
  • Vítor Pereira chegou ao Flamengo de maneira conturbada. Ele deixou o Corinthians ao final da temporada alegando de forma pública que precisava voltar para Portugal para cuidar da família -- um problema com a sogra. Entretanto, dias depois acabou fechando com o Fla.

Os desafios

O Flamengo ficou marcado pelos problemas com os treinadores nas últimas temporadas. Desde a saída de Jorge Jesus em 2020, o clube não conseguiu se firmar com um comandante, apesar de alguns títulos conquistados ao longo do caminho. Seja por problemas no vestiário ou no desempenho esportivo, o clube lutou para se estabilizar.

Dorival Jr representou uma virada de chave e comandou o período mais "tranquilo" do Fla no sentido de alinhar vestiário e resultados. O treinador e a comissão eram queridos dentro do clube e, por isso, VP já chega com o desafio de manter o bom ambiente.

Pereira, porém, é conhecido por ser mais duro. Durante o período no Corinthians, teve problemas com Róger Guedes pelo posicionamento, rodízio de titulares, além de declarações mais polêmicas como treinar o Liverpool e ter a conta bancária recheada. Em agosto, o UOL noticiou que o modelo de trabalho de VP causava certo desconforto interno.

O português terá pouco tempo para entender o elenco antes de entrar em ação na temporada. O Fla manteve a base da última temporada, tão conhecida por VP depois dos seis confrontos em 2022.

O único reforço confirmado é o volante Gerson, que desembarcou no Rio de Janeiro ontem e é aguardado para fazer os exames e assinar o contrato. É possível que ele também esteja presente para o primeiro dia do técnico.

Calendário cheio

  • Vítor Pereira tem como costume rodar bastante o time. O atual elenco do Flamengo teve uma experiência neste sentido com Dorival, que tinha um time para o Brasileirão e outro para as Copas. Esse pensamento pode ser importante com as várias competições a serem disputadas pelo time em 2023.
  • O Flamengo disputará o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores. No Estadual, o Fla começa com o time das categorias de base, que já vem treinando há mais tempo.
  • Apesar de não ter anunciado oficialmente reforços, o Fla acertou as renovações de David Luiz, Filipe Luís e Léo Pereira, além da compra de Ayrton Lucas. O clube está atrás de Agustín Rossi, goleiro do Boca Juniors.

  • A diretoria admite não ter o arqueiro até o meio do ano, já que Rossi tem contrato com o clube argentino até 30 de junho e já pode assinar um pré-contrato. A negociação para antecipar a saída não está descartada e o Rubro-Negro espera avançar.

  • Pereira chega ao Flamengo com o auxiliar, Rui Quinta, o preparador físico, Mário Monteiro, e os analistas Paulo Sérgio Pereira Gomes e Fabio Miguel da Silva Oliveira.