Topo

Copinha abre o calendário brasileiro de 2023: quem pode ser a revelação?

Com um belo gol de Ryan Luka (foto), o Fla derrotou o time mineiro por 1 a 0 e somou os seus primeiros três pontos na competição. - Marcelo Cortes/Flamengo
Com um belo gol de Ryan Luka (foto), o Fla derrotou o time mineiro por 1 a 0 e somou os seus primeiros três pontos na competição. Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/01/2023 04h00

A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 começa nesta segunda-feira. Responsável por revelar grandes estrelas do futebol brasileiro nos últimos anos, a tradicional competição pode dar palco para mais joias. Mas quem pode ser destaque no principal torneio de base do país?

  • No time do Corinthians, Pedro, meia-atacante de 18 anos, é o nome a se observar. Com passagens pela seleção, o jogador disputará a segunda Copinha.
  • Pelo Palmeiras, o meia-atacante Luis Guilherme, de 16 anos, é o nome da vez. Sem Endrick, o jogador foi destaque ao longo de 2022. O atacante Estevão, 15 anos, também pode aparecer.
  • No São Paulo, o meia-atacante Pedrinho, de 20 anos, é uma das principais promessas da vitoriosa base são-paulina. Em 2022 ele sofreu uma lesão no joelho que o tirou da Copinha. Além dele, o atacante Azeez Balogun e o goleiro Leandro Mathias podem aparecer.
  • Já no Santos, Deivid, atacante de 17 anos, foi até citado pelo jornal "The Guardian", da Inglaterra, como uma das 60 jovens revelações do futebol mundial. Ele tem multa rescisória no valor de R$ 100 milhões. Outros nomes são os atacantes Weslley Patati e Miguelito.
  • No Botafogo, a grande novidade é o atacante Fabiano, de apenas 16 anos. Ele subiu mais cedo e pode ser titular, apesar da idade.
  • O Flamengo aposta as fichas em Ryan Luka, atacante de 19 anos que vai para a segunda Copinha. Ele chegou a ter chance no profissional. Os atacantes Petterson e Lorran também podem aparecer.
  • Pelo Fluminense, o meia Arthur, de 17 anos, é a grande promessa do clube atualmente. Ele já atua em categorias acima há algum tempo no clube e na seleção.
  • No Vasco, Rayan, de 16 anos, é atacante e já atuou na última Copinha mesmo com 15 anos. GB, também homem de frente, é outro que pode aparecer.

Outros nomes de fora do eixo Rio-São Paulo que podem brilhar são os meias Guilherme Meira, do Cruzeiro, e Yan Philipe, do Atlético-MG. Além do atacante Kauan Kelvin, do Grêmio, e Matteo, meia-atacante do Internacional.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 começa nesta segunda-feira e terá 128 equipes divididas em 32 grupos, com quatro equipes cada.