Topo

Fifa pedirá que entidades de todo o mundo batizem estádios com nome de Pelé

Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

02/01/2023 09h56

Ao chegar para o velório de Pelé, na Vila Belmiro, em Santos, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que pedirá às federações do mundo inteiro que nomeiem ao menos um estádio com o nome de Pelé.

Em um bom portunhol, o presidente da entidade máxima do futebol disse que Pelé é responsável por muita gente se apaixonar por futebol.

O que ele disse?

O mundo inteiro o conhece. Ele é responsável por muita gente se apaixonar por futebol. O que posso dizer é que o Rei é eterno e estamos aqui com muita emoção e muita tristeza.

Como Fifa, vamos homenagear o Rei. Nesse momento vamos a pedir a todas as federações um minuto de silêncio [nos jogos] e o que posso dizer aqui é que também vamos pedir a todas as federações do mundo inteiro que nomeiem um estádio com o nome de Pelé, porque acredito que as futuras gerações têm de saber quem é Pelé, e a alegria que ele deu ao mundo.

O mais importante para homenageá-lo tem que ser num estádio, onde se marcam os gols, e que as crianças, quando alguém marque gol no estádio Pelé, em qualquer país do mundo, se perguntem: 'quem era?'. É emocionante.

Os presidentes Gianni Infantino (Fifa), Alejandro Dominguez (Conmebol), Ednaldo Rodrigues (CBF) e Reinaldo Carneiro Bastos (Federação Paulista de Futebol) chegaram juntos hoje ao velório de Pelé, na Vila Belmiro, em Santos, por volta das 9h.

Veja fotos do velório de Pelé na Vila Belmiro