Topo

Santos

Após preocupação, Santos é elogiado pela organização do velório de Pelé

Torcedores encaram enorme fila para o velório do Rei Pelé na Vila Belmiro - Marcelo Justo/UOL
Torcedores encaram enorme fila para o velório do Rei Pelé na Vila Belmiro Imagem: Marcelo Justo/UOL
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

03/01/2023 16h41

O Santos não tinha a real noção de como seria o velório de Pelé na Vila Belmiro. E apesar da preocupação, o evento foi conduzido de forma correta e o Peixe ganhou elogios pela organização.

  • Os horários para abertura de portões foram respeitados e as filas estavam devidamente organizadas no entorno do estádio.
  • Mesmo diante de um tempo de espera de até três horas nas filas, não houve bate-boca. As pessoas estavam dispostas a esperar sua vez.
  • O Santos fez atualizações periódicas sobre tempo de espera médio na fila e tentou mobilizar sua equipe de apoio para evitar os "furadores".
  • Mais de 230 mil pessoas foram à Vila Belmiro para se despedir de Pelé. Diante do número expressivo, o Santos entende que o evento funcionou.

Diplomacia

O Santos recebeu diversas autoridades do futebol e da política do mundo todo. Funcionários do Peixe trabalharam 24 horas para recebê-los. A maioria ia até a sala do presidente Andres Rueda e ouvia sobre a história do clube, como foram os casos dos presidentes Gianni Infantino (Fifa) e Alejandro Dominguez (Conmebol).

A família deu as ordens, mas o Santos as executou. Os parentes de Pelé agradeceram pelo esforço, assim como os ex-jogadores e os dirigentes. Alguns dos funcionários do Peixe estavam de férias e trabalharam mesmo assim.

Por mais que a Vila Belmiro seja pequena para grandes eventos, os acessos funcionaram. Público, imprensa, autoridades e familiares foram separados por portões. A divisão facilitou o entra e sai durante as 24 horas de velório.

Santos