Topo

Copa São Paulo - 2023

Copinha: Com hat-trick, Botafogo goleia time que passou Ano-Novo na estrada

Sapata comemora gol pelo Botafogo contra o Pinheirense, pela Copinha - Henrique Lima/ BFR
Sapata comemora gol pelo Botafogo contra o Pinheirense, pela Copinha Imagem: Henrique Lima/ BFR

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/01/2023 12h55

O Botafogo estreou hoje com vitória na Copa São Paulo ao vencer o Pinheirense, do Pará, por 4 a 0. Sapata fez os três gols do time carioca.

O adversário do Botafogo passou quase três dias na estrada (cerca de 55 horas) para chegar a São Carlos (SP) e passou a virada do ano na estrada.

  • A partida foi realizada no estádio Prof. Luis Augusto de Oliveira, mais conhecido como Luisão
  • A vitória deixa o Botafogo na liderança do Grupo 19, com três pontos, uma vez que os outros dois times da chave, São Carlos-SP e São-Carlense-SP, empataram por 1 a 1
  • O Botafogo volta a campo às 11h de sexta-feira (6) para encarar o São Carlos na segunda rodada

Longa viagem

O Pinheirense deixou a cidade de Icoaraci, no Pará, na noite do dia 30 de dezembro. Após passar a virada de ano na estrada, desembarcou em São Carlos um dia antes da estreia.

"Estava pesando. Três dias de viagem, é muito cansa. Quando a gente chegou aqui, pensamos que íamos aquecer bem, para entrar bem, só que foram só uns três minutos, aí dificultou pra gente entrar naquela velocidade que a gente queria", disse o meia Evandro Júnior no intervalo do jogo.

Foi comum, aliás, ver jogadores do Pinheirense caírem no gramado no segundo tempo por conta de câimbras.

Gols e principais lances

Finalmente. O jogo começou truncado em São Carlos, e a primeira finalização, de Felipe, do Botafogo, de fora da área, só veio com 18 minutos.

1 a 0. Aos 24min do primeiro tempo, João Victor Maranhão fez muito bem o papel de pivô e, com uma linda assistência de letra, deixou Sapata livre para finalizar cara a cara com o goleiro e abrir o placar.

Uuuuh! Aos 34min, Brendon cobrou falta com categoria e exigiu grande defesa de Lucas Davi. Seria o segundo do Bota.

Pinheirense chega. A primeira finalização do time paraense aconteceu só aos 44min do primeiro tempo, quando Carcaça finalizou fraco para defesa de Gabriel Toebe.

Ceni do Fogão? Aos 8min da etapa final, o goleiro Gabriel Toebe deu uma de Rogério Ceni e cobrou uma falta, que parou na barreira.

2 a 0. Aos 12min do segundo tempo, Sapata fez mais um. Ele tocou para Léo Pedro (que tinha acabado de entrar), recebeu de volta na entrada da área e finalizou de primeira para ampliar.

3 a 0. O hat-trick de Sapata veio logo depois, aos 18min. Em cobrança de falta, a bola desviou na barreira e enganou o goleiro Lucas Davi.

4 a 0. Aos 35min, o Botafogo fechou a conta. João Felipe soltou uma bomba, Lucas Davi defendeu e, no rebote, o próprio João Felipe mandou para as redes.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 4 x 0 Pinheirense-PA

Data: 03/01/2023 (terça-feira)
Horário: 11h (de Brasília)
Local: Prof. Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos (SP)
Árbitro: Rogério Fernando Alves Júnior (SP)
Gol: Sapata (Botafogo), aos 24' do 1ºT, e aos 12' e 18' do 2ºT; João Felipe (Botafogo), aos 35' do 2ºT
Cartões amarelos: Jhonnatha, Maranhão (Botafogo), Borel (Pinheirense)

Botafogo: Gabriel Toebe, Bernardo, Kawan, Reydson (João Felipe) e Jefinho; Peloggia (Rhuan Lucas), Felipe (Alysson), Sapata (Fabiano) e Brendon (Antônio); Jhonnatha (Léo Pedro) e João Victor Maranhão. Técnico: Thiago de Camillis

Pinheirense: Lucas Davi, Caio Magalhães, Mikael Alexandre, Borel e Murilo Galvão; Babaia (Nicolas Oliveira), Carcaça (Vitinho) e Bigoda; Evandro Júnior (Ariel Levy), Cauã Rafael e Márcio Júnior. Técnico: Flávio Barros