Topo

Marcos rebate críticas por ausência em velório de Pelé

Marcos foi campeão do mundo com a seleção em 2002 - Juca Varella/Folhapress
Marcos foi campeão do mundo com a seleção em 2002 Imagem: Juca Varella/Folhapress

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/01/2023 14h09

Marcos, ex-goleiro do Palmeiras, publicou uma mensagem em suas redes sociais para justificar a ausência no velório do Rei Pelé, que aconteceu entre ontem e hoje, em Santos.

Jogadores e ex-jogadores da seleção brasileira têm sido criticados por não terem comparecido ao velório de Pelé.

Pentacampeão em 2002, Marcos postou uma foto dos pais: "Fui no velório desses dois aqui, os Reis dessa terra pra mim".

O que ele disse?

Fui no velório desses dois aqui, meus pais, os Reis dessa terra pra mim, ninguém aqui das redes foi, fui pra chorar, orar e sofrer por saber que nunca mais iria vê-los, não pedi homenagem de ninguém, não julguei ninguém, não dei entrevista, e pra mim não foi um show, até entendo vcs me cobrarem pelo o que representa o Pelé, que será eterno, mas ao Edson hoje, só posso fazer uma oração, e não preciso me aparecer pra isso!

  • Os campeões de 1994 (tetra) e 2002 (penta) não prestigiaram o velório entre segunda e terça-feira, na Vila Belmiro.
  • A exceção foi Mauro Silva, campeão em 1994 e dirigente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
  • Dos 43 jogadores campeões em 1994 e 2002, apenas Mauro Silva esteve presente.
  • Ronaldo e Romário enviaram coroas de flores a Pelé, mas não foram ao velório que durou 24 horas.
  • Santos e familiares estranharam as ausências dos tetra e penta campeões. Esse foi um assunto recorrente durante a despedida do Rei.
  • Em vídeo enviado ao SporTV, Cafu, campeão mundial em 1994 e 2002, explicou que não conseguiu antecipar o seu voo.

Personalidades defendem Marcos

Nos comentários da postagem do goleiro no Instagram, algumas personalidades do futebol saíram em defesa de Marcos.

Marcelinho Carioca, ex-jogador do Corinthians, disse que Marcos não tem que 'provar nada pra ninguém': "Você é monstro irmão. Um cara vencedor na vida e com caráter Ilibado, que não tem que provar nada pra ninguém".

Já o empresário Alexandre Mattos publicou alguns emojis com palmas, enquanto Milton Neves, que chorou ao chegar na Vila Belmiro para o velório do Rei Pelé, escreveu 'Marcos, sempre brilhante!'.

Mundo da bola em falta

O velório de Pelé teve poucos jogadores de futebol e ex-boleiros. Nos corredores da Vila Belmiro, isso provocou estranhamento. A exceção foi Emerson Sheik, torcedor do Corinthians e sem relação com o Santos.

O Peixe também sentiu falta de atletas, técnicos e dirigentes, principalmente de Corinthians e São Paulo. O único presidente foi Julio Casares, do Tricolor Paulista. Representando o Palmeiras, o vice-presidente, Tarso Gouveia foi ao velório. Tite, ex-seleção brasileira, não se fez presente.

Quem esteve no velório de Pelé

  • Ídolos históricos do Santos e ex-jogadores estiveram presentes, como Manoel Maria, Serginho Chulapa, Clodoaldo, Zé Roberto, Lima, Abel, Elano, Lalá, Aguinaldo, Narciso, Leo (Guerreiro da Vila), Macedo e o ex-técnico Geninho.
  • Atual técnico do Santos, Odair Hellmann também esteve presente, além do coordenador de futebol Paulo Roberto Falcão.
  • Nos minutos finais do velório, Marcelinho Carioca e o ex-goleiro Aranha compareceram.

Neymar é ausência sentida na cerimônia

Ídolo do Santos e da seleção brasileira, Neymar não viajou ao Brasil para prestar sua homenagem ao Pelé. O pai Neymar esteve presente na cerimônia e anunciou que estava representando o filho:

Meu filho pediu para que eu estivesse aqui no lugar dele. Para trazer apoio à família. Sabemos como é perder alguém e não perdemos somente um atleta, perdemos um cidadão, a pessoa Pelé, o Edson Arantes. Nos deixa tristes. Hoje vamos prestar homenagem à família. Não, o Neymar não vem".

Veja fotos do velório de Pelé na Vila Belmiro

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o vice-presidente do Palmeiras, Tarso Gouveia, foi ao velório de Pelé. O erro já foi corrigido.