Neto detona jogadores da seleção ausentes no velório de Pelé: 'Vergonha'
O apresentador Neto detonou os jogadores e ex-jogadores da seleção brasileira que não compareceram ao velório do Pelé, em Santos, durante a abertura do programa Donos da Bola, da TV Bandeirantes.
Neto compareceu ao velório na Vila Belmiro na madrugada desta terça-feira e, em entrevista ao UOL, já havia contestado a ausência do técnico Tite e demais jogadores.
O que ele disse?
Pra você Kaká, que disse que esse país não tem a história de reverenciar seus ídolos. Você foi no cortejo? Foi no velório? Não. Você, Ronaldinho, que sempre falou do Pelé, você foi? Não. Neymar, você tá de folga hoje, só tem jogo na sexta, poderia ter vindo, não veio. E as informações que tenho é que o PSG não proibiu. Cada um que fique com sua história. Na Bahia você dançou com o metatarso quebrado. Poderia ter vindo, pegado avião, descido em Guarulhos e ido para Santos de helicóptero.
Isso nunca mais vai ser esquecido por todos nós. Talvez, quando vocês forem em Santos, vão ser vaiados. E aí não adianta chorar mais, irmão. Vocês podem dar a desculpa que quiserem. Mas para ficar no Qatar 40 dias para botar uma bala no bolso, é gostoso, né? Mas, para ir no velório do Rei, vocês não foram.
O técnico da seleção, o Tite, não poderia ter vindo? Tá de férias. Não poderia ter pego o avião? Não. Mas eles botaram uma faixa na Copa. 'Saúde pra você'. Mas a gente já sabia que o Pelé estava quase indo para o céu. Hipócritas! Vocês perderam uma Copa do Mundo fácil e nem para ir no velório do Rei.
Não vou deixar de falar de vergonha dos jogadores atuais, nenhum pentacampeão, e só o Mauro Silva de tetra. Você, Ronaldo, que comeu pepita de ouro, que na Copa de 2014 disse que não precisava de hospitais. Vocês não respeitaram o Pelé. Eu queria falar tanta coisa aqui, mas não vou falar, em respeito ao cortejo da programação que a Band tem que fazer. Se me deixassem falar, eu ia quebrar todo mundo.
Só um presidente de clube foi [Júlio Casares, do São Paulo]. Cadê os outros presidentes? Cadê o Ronaldinho Gaúcho que foi preso no Paraguai e ficou seis meses lá?
Colocar foto do Pelé no Instagram todo mundo coloca. Vai colocar no raio que o parta!. Cadê os comentaristas que fizeram a Copa? Cadê o Galvão Bueno? Ah, eles tão de férias... De férias? O Pelé está aí no cortejo. O Pelé morreu... Mas a alma dele já está com Deus. Mas não sei se a de vocês vai estar.
Vocês estavam no Qatar, ganhando dinheiro com a Fifa... Mas não ir no velório do Pelé? Vocês que têm uma bala desgraçada. Custava perder dois dias de férias?
Sabe quem entregou o prêmio [de melhor do mundo] para o Kaká? Que disse que a gente não valoriza os ídolos... Kaká, vou te mostrar o que é ser ídolo. Eu chego lá e sou aplaudido, como um gambá que sou, um corintiano.
- Os campeões de 1994 (tetra) e 2002 (penta) não prestigiaram o velório entre segunda e terça-feira, na Vila Belmiro.
- A exceção foi Mauro Silva, campeão em 1994 e dirigente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
- Dos 43 jogadores campeões em 1994 e 2002, apenas Mauro Silva esteve presente.
- Ronaldo e Romário enviaram coroas de flores a Pelé, mas não foram ao velório que durou 24 horas.
- Santos e familiares estranharam as ausências dos tetra e penta campeões. Esse foi um assunto recorrente durante a despedida do Rei.
- Em vídeo enviado ao SporTV, Cafu, campeão mundial em 1994 e 2002, explicou que não conseguiu antecipar o seu voo.
Kaká criticou tratamento dos torcedores a ídolos
Em dezembro, ainda durante a Copa do Mundo, o ex-meia Kaká disse que o tratamento dos brasileiros com seus ídolos no futebol não é dos melhores. Ele citou, entre os principais exemplos, Ronaldo Fenômeno e Neymar.
Kaká analisou que há uma diferença na idolatria com Ronaldo, que seria visto como um "gordo" aqui, enquanto lá é visto como ídolo. Além de dizer que muitas vezes os próprios torcedores não apoiam a seleção brasileira.
"É estranho falar isso, mas muitas pessoas (brasileiras) não torcem para o Brasil. Eu sei que é estranho, mas acontece às vezes. Nós, brasileiros, às vezes não reconhecemos nossos talentos. Se vocês (estrangeiros) virem o Ronaldo Fenômeno andando por aqui, vão pensar 'uau', porque ele tem algo diferente. No Brasil, é só um mais um 'gordo' andando pela rua", inicia Kaká, citando também, na sequência, o atual camisa 10 do PSG e seleção brasileira", disse Kaká.
Mundo da bola em falta
O velório de Pelé teve poucos jogadores de futebol e ex-boleiros. Nos corredores da Vila Belmiro, isso provocou estranhamento. A exceção foi Emerson Sheik, torcedor do Corinthians e sem relação com o Santos.
O Peixe também sentiu falta de atletas, técnicos e dirigentes, principalmente de Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O único presidente foi Julio Casares, do Tricolor Paulista. Tite, ex-seleção brasileira, não se fez presente.
Quem esteve no velório de Pelé
- Ídolos históricos do Santos e ex-jogadores estiveram presentes, como Manoel Maria, Serginho Chulapa, Clodoaldo, Zé Roberto, Lima, Abel, Elano, Lalá, Aguinaldo, Narciso, Leo (Guerreiro da Vila), Macedo e o ex-técnico Geninho.
- Atual técnico do Santos, Odair Hellmann também esteve presente, além do coordenador de futebol Paulo Roberto Falcão.
- Nos minutos finais do velório, Marcelinho Carioca e o ex-goleiro Aranha compareceram.
Neymar é ausência sentida na cerimônia
Ídolo do Santos e da seleção brasileira, Neymar não viajou ao Brasil para prestar sua homenagem ao Pelé. O pai Neymar esteve presente na cerimônia e anunciou que estava representando o filho:
Meu filho pediu para que eu estivesse aqui no lugar dele. Para trazer apoio à família. Sabemos como é perder alguém e não perdemos somente um atleta, perdemos um cidadão, a pessoa Pelé, o Edson Arantes. Nos deixa tristes. Hoje vamos prestar homenagem à família. Não, o Neymar não vem".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.