Topo

'Ninguém discute mais se Pelé foi ou não o maior de todos', diz RMP

03/01/2023 10h32

Pelé será enterrado hoje (3), após de mover mais de 200 mil pessoas para o estádio da Vila Belmiro em seu velório. No UOL News Esporte, o comentarista Renato Maurício Prado falou que a repercussão mundial à morte do ex-jogador deixou claro que nunca existiu um outro como ele.

"A sensação é de um reconhecimento, talvez tardio, mas um reconhecimento mundial de que o Pelé é o maior de todos eles. Até a morte do Pelé já estava se estabelecendo uma discussão com o Messi, como se estabeleceu lá atrás com o Maradona. Mas, com a morte, o Pelé encerrou essa discussão. As capas de todos os jornais, do mundo inteiro, só se referiam a ele como o rei, o maior de todos, o G.O.A.T.", disse.

"O mundo inteiro o reverenciou como ele sempre foi, o maior de todos os tempos. Acho que a morte encerra essa discussão e fica a lenda do Pelé, que não é uma lenda, foi uma realidade transformada em lenda por tudo o que ele fez. Então acho que esse é o lado positivo da despedida dele. Ninguém mais discute se o Pelé foi ou não foi o maior jogador de todos os tempos", completou.

Copa de 70 é sem comparação

Rodrigo Coutinho colocou mais um ponto para encerrar qualquer discussão sobre qual seria o melhor jogador da história, ressaltando que nem mesmo a grande Copa de Maradona em 86 se equipara ao que Pelé fez em 70.

"Eu sou tarado de ver jogo antigo de Copa do Mundo. Desde que tem vídeo de Copa, eu já vi todos os vídeos dos campeões. Em 58 não tem todos os jogos, mas tem a final. 62 você vê todos os jogos, 66, 70, e por aí vai. Eu vi todos os jogos de 70, do Brasil, e vi todos os jogos de 86, da Argentina com Maradona. E assim, sem querer polemizar, não tem comparação a Copa que Pelé fez em 70 com a que o Maradona fez em 86", disse.

"Maradona fez uma baita Copa em 86, jogou muita bola, foi um cracaço. Mas o que o Pelé faz em 70 eu acho que ninguém nunca fez no Mundial, pelo menos que eu tenha conseguido ver. Ele é decisivo em literalmente todos os jogos, quando não faz gols ele dá assistência, ele faz jogadas maravilhosas, num time que tinha vários craques", disse.

Lula tentou visitar Pelé

Juca Kfouri revelou uma tentativa de encontro do presidente Lula meses antes da internação do Rei.

"Meses atrás, Pelé ainda estava em casa, o então candidato Lula me pediu para que eu fizesse uma intermediação pois ele queria visitar o Pelé, mas ele queria fazer uma visita absolutamente sigilosa. Ele não queria que em hipótese nenhuma que a visita dele se confundisse com qualquer ideia de campanha. Eu falei com a Márcia, agora viúva do Rei Pelé. E ela pediu para que eu explicasse para ele que os médicos estavam preferindo que ele não recebesse visitas, pois estava muito fragilizado e que qualquer visita o colocava em risco", disse.