Topo

Santos

Em primeiro jogo após morte de Pelé, Santos vence com camisa 10 diferente

Jogadores do Santos comemoram gol sobre o São Raimundo com soco no ar na Copinha - TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Santos comemoram gol sobre o São Raimundo com soco no ar na Copinha Imagem: TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

04/01/2023 16h57

No primeiro jogo do Santos após a morte do Rei Pelé, o Peixe venceu o São Raimundo-RR por 3 a 1, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, pela primeira rodada da Copa São Paulo.

  • O jogo teve homenagens ao Rei Pelé. Além do minuto de silêncio antes de a partida começar, o duelo foi paralisado aos 10 minutos para uma salva de aplausos. O Peixe também estreou a coroa dourada acima do escudo que ficará de forma permanente no uniforme.
  • Os gols santistas foram marcados por Deivid, Fernandinho e Paulo César. Diego diminuiu para o São Raimundo em golaço de cobrança falta.
  • O centroavante Deivid, de apenas 17 anos, é cercado de expectativa e anotou seu gol em lambança da defesa adversária.
  • Cadu e Fernandinho comandaram a vitória santista na estreia. O lateral-direito deu uma assistência e participou dos principais lances ofensivos. Já o atacante marcou o seu e deu uma assistência.
  • Primeiro camisa 10 após a morte de Pelé, Balão foi bem, mas dentro de suas características muito mais defensivas do que o Rei do Futebol. Geralmente, o dono da camisa 10 santista é um meia ofensivo ou ponta.

Curiosidade: No intervalo da partida, o atacante Macaxeira, do São Raimundo-RR, se atrapalhou para responder a pergunta da transmissão da partida. Muito cansado, ele não entendeu a questão e perguntou "qual time?".

Primeiro 10 após morte de Pelé é diferente do Rei

Com a camisa 10 nas costas e faixa de capitão — com o Z de Zito — no braço, Balão esteve no foco das atenções em um jogo com homenagens ao Rei Pelé. Mas o jogador tem características bastante diferentes na comparação: ao contrário de Pelé, Balão é um meia mais defensivo. Ele chega com qualidade ao ataque, mas se mostrou mais importante na primeira construção de jogadas, no penúltimo passe.

  • Balão era chamado de João Victor Balão na última Copinha, mas assumiu de vez o apelido que ganhou ainda na infância. Ele também já foi chamado de 'Arouquinha' desde que chegou ao Santos, pelas semelhanças entre seu jogo e o do volante campeão da Libertadores pelo Peixe.

Ele não participou do primeiro gol, mas tabelou de primeira com Cadu para o lateral dar a assistência para o segundo. A dupla com o lateral-direito funcionou durante toda a partida.

Na segunda etapa, ele se tornou primeiro volante ao lado de Ivonei após a alteração de Orlando Ribeiro, que tirou Hyan, primeiro homem de marcação, para colocar o ponta Patati em campo. Já perto do fim do jogo, recebeu cartão amarelo por matar um contra-ataque.

O Peixe demorou a entrar no jogo, mas se soltou após abrir o placar aproveitando a lambança entre o zagueiro Hugo Alemão e o goleiro Rafael. O time se tornou mais ofensivo na segunda etapa e seguiu bem, mas a trave evitou a goleada.

Gols e lances importantes

Quase o primeiro. Kevyson disparou pela esquerda, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para trás. Fernandinho apareceu sozinho no meio da área, mas bateu torto e para fora.

1x0. Cadu deu um chutão para frente e Deivid aproveitou a lambança do goleiro Rafael com o zagueiro Hugo Alemão para abrir o placar. A dupla adversária disputou a bola pelo alto e ela sobrou sem goleiro para o camisa 9 santista tocar de cabeça para o gol vazio. Na comemoração, socos no ar em homenagem ao Rei.

2x0. Cadu tabelou com Balão, olhou para a área e mandou um cruzamento perfeito para a infiltração de Fernandinho. O ponta pegou de primeira e ampliou o marcador.

Duas vezes na trave. Deivid pega chute forte de dentro da área e explode o travesão do goleiro Rafael. Minutos depois, mais uma vez a dupla Balão e Cadu aparece bem no ataque. Balão lança, Cadu avança e cruza na medida para Deivid bater forte. O goleiro Rafael defende parcialmente, mas a bola espirra e só não entra porque encontra a trave.

2x1. Dieguinho cobra falta de longe de esquerda e acerta um belo chute para vencer o goleiro Edu Araújo.

Mais uma vez na trave. Novamente Cadu chegou ao fundo e cruzou para área, Fernandinho fez o corta-luz e Paulo César solta a bomba que explode no travessão de Rafael.

3x1. O Santos chegou pela direita, Matheus Nunes recebeu por dentro e achou Fernandinho em profundidade dentro da área. O camisa 11 deu um bonito corte na marcação, olhou para o meio e rolou para Paulo César mandar para as redes.

Ficha Técnica

Santos 3 x 1 São Raimundo-RR

Copa São Paulo de Futebol Jr - 1ª rodada
Data
: 4/1/2023 (quarta-feira)
Horário: 15h (de Brasília)
Local: estádio Bruno José Daniel, em Santo André
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Assistentes: Izabele de Oliveira e Raphael de Albuquerque Lima
Gols: Deivid (28'/1ºT), Fernandinho (39'/1ºT) e Paulo César (30'/2ºT); Dieguinho (25'/2ºT)

SANTOS: Edu Araújo; Cadu, Thiago Balieiro, Jair e Kevyson; Hyan (Patati), Balão e Ivonei (Rafael Moreira); Gabriel Miranda (Matheus Nunes), Fernandinho e Deivid (Paulo César). Técnico: Orlando Ribeiro.

SÃO RAIMUNDO: Rafael; Jambão, Hugo Alemão (Paquetá), Marcus Bahia e Saimon (Leocácio); Abhraão (Cristian), Cauê Victório e Kayo (Victor); Quinha (Dieguinho), Macaxeira e Guilherme (Elmi). Técnico: Beto Vieira.

Santos