Topo

Palmeiras

Palmeiras recorre ao reconhecimento facial para evitar cambistas; entenda

Torcida palmeirense durante partida entre Palmeiras e São Paulo na Arena Allianz Parque pelo campeonato Copa do Brasil 2022 - Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Torcida palmeirense durante partida entre Palmeiras e São Paulo na Arena Allianz Parque pelo campeonato Copa do Brasil 2022 Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Pedro Ungheria

Do UOL, em São Paulo

06/01/2023 04h00

O Palmeiras começa 2023 com uma novidade para sanar um problema considerado antigo para os seus torcedores. Em meio a diversos contratempos com ações cambistas nas vendas de ingressos na temporada anterior, o clube paulista recorrerá ao uso do reconhecimento facial para a entrada dos torcedores no Allianz Parque.

  • Como vai funcionar? A entrada será por reconhecimento facial, ou seja, o torcedor registrará a sua face no sistema, comprará o ingresso e se dirigirá à catraca. O equipamento identificará a sua imagem associada a um ingresso e liberará sua entrada.
  • Não existirá mais ingresso físico? Segundo o clube, a entrada será exclusivamente pelo reconhecimento da face diretamente nas catracas. Seja para sócios-torcedores ou até mesmo para quem realiza a compra na bilheteria, sujeita à disponibilidade.
  • Como é feito o cadastro? O clube disponibilizou na plataforma de ingressos um sistema auto explicativo, que auxilia o torcedor no cadastramento da imagem.
  • Teste acontecerá em jogo-treino: O primeiro contato do Sócio Avanti com a novidade será contra o Monte Azul, na terça-feira (10), às 16h (de Brasília).
  • Agilidade e segurança: Ao falar sobre os benefícios da decisão, o clube define como um grande aliado no combate à ação dos cambistas.

O intuito principal é fazer com que as medidas sejam adotadas para o decorrer do Campeonato Paulista. A estreia do Palmeiras na competição será no dia 14 de janeiro, às 18h30 (de Brasília), contra o São Bento. Ao que tudo indica, já com o sistema de reconhecimento facial nas entradas do Allianz Parque.

Problema antigo

Desde o ano passado, o Palmeiras intensificou a busca por soluções para acabar com o problema da venda irregular de ingressos. Recentemente, foram identificados e expulsos do programa de sócios-torcedores diversas pessoas que utilizavam o sistema do clube para comprar ingressos e depois revendê-los, prática que é proibida.

Além disso, foi solicitado à polícia civil, por meio do DRADE (Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva), instauração de inquérito para ampliar a investigação.

Palmeiras