Topo

São Paulo

De saída, Patrick foi um dos jogadores mais regulares do São Paulo em 2022

Patrick em ação pelo São Paulo - Divulgação/São Paulo
Patrick em ação pelo São Paulo Imagem: Divulgação/São Paulo

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

07/01/2023 04h00

O meia Patrick, que está se transferindo para o Atlético-MG, teve no ano passado sua temporada mais goleadora, com nove gols. Além disso, foi decisivo em partidas importantes, como na semifinal da Copa Sul-Americana, quando balançou as redes duas vezes.

  • Não foi apenas ofensivamente que Patrick ajudou o Tricolor. Segundo dados da SofaScore, o "Pantera Negra" foi quem mais desarmou adversários. Foram 97 desarmes durante a temporada passada.
  • No ataque, além dos nove gols, Patrick fez oito assistências para seus companheiros, só ficando atrás de Rodrigo Nestor (11) e Reinaldo (9).
  • O jogador também ajudou o time a segurar a bola. E foi o segundo atleta que mais conseguiu dribles certos no time no ano passado. Com 47, só ficou atrás do lateral-direito Igor Vinícius, com 61 dribles.

Apesar de não querer abrir mão de Patrick, o São Paulo entendeu que o jogador queria sair. O contrato dele com o Tricolor chegaria ao fim em dezembro deste ano. O Atlético-MG ofereceu um vínculo por dois anos e um aumento salarial.

  • Outro empecilho para a continuidade de Patrick era o fato de que Rogério Ceni pensa em ter um time mais intenso e veloz para a temporada de 2023.
  • Por isso trouxe jogadores como Pedrinho, Marcos Paulo e Wellington Rato para atuar pelos lados do campo. E abriu mão de Nikão.
  • Patrick atuou em 55 jogos no ano passado. Nas 36 vezes em que foi titular, foi substituído em 31 oportunidades.

Ser sacado do time com frequência, aliás, foi o que motivou a discussão entre Patrick e Ceni no intervalo do jogo contra o Fluminense, no fim do Brasileirão. Insatisfeito, o meia xingou o treinador. A situação foi contornada após o jogador pedir desculpas a Ceni.

São Paulo