Topo

Madureira relata drama após surto de diarreia: 'Teve atleta que perdeu 3kg'

André Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/01/2023 04h00

O Madureira tem mais um adversário para superar na disputa da Copinha: um surto de diarreia, que atingiu 16 dos 19 jogadores da equipe. Atletas de Ceará e Rio Claro também foram afetados.

O que aconteceu?

  • Pelo menos oito atletas do time precisaram de atendimento médico. Devido ao cenário de intoxicação alimentar generalizada, o clube do Rio de Janeiro solicitou o adiamento da partida de ontem (7) contra o Sharjah Brasil, pela segunda rodada do Grupo 22.
  • O Madureira alega que o pedido, no entanto, foi negado pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
  • A assessoria da entidade foi procurada por e-mail e por telefone, mas não retornou até o momento da publicação. A reportagem será atualizada em caso de resposta.
  • A alimentação das equipes foi trocada para outro fornecedor.
  • Com a manutenção do confronto, o Madureira teve que jogar "no sacrifício" para não perder por W.O. O time não teve desfalques e empatou no fim com o Sharjah Brasil por 1 a 1, encaminhando sua classificação à próxima fase.

O presidente, Elias Duba, e o gerente de futebol de base, Rafael Rebelo, relataram ao UOL o drama que o Madureira enfrenta nos últimos dias.

Não é um problema esportivo, é médico. Vários atletas ficaram internados até ontem no hospital, totalmente debilitados, sem condições de jogo. [A FPF] Achou por bem negar o pedido, então correu-se o risco de haver algum problema. Ainda bem que não houve. Pedimos o adiamento por mais um dia, para jogar amanhã [8], para recuperar os atletas. Estranhei muito a negativa. Não podia colocar em risco a integridade física dos atletas", afirmou o presidente Elias Duba.

Praticamente todos que participaram do jogo haviam tido problemas de intoxicação alimentar. Apresentaram os mesmos sintomas, alguns de forma mais severa. Teve jogador que perdeu 3 kg. Alguns estão se recuperando mais rápido, mas outros continuam com sintomas e jogaram mesmo assim, disse o gerente Rafael Rebelo.

O presidente do Madureira ainda enfatizou que irá oficiar a FPF na próxima segunda (9) pelo não adiamento do jogo.

Não vamos parar por aqui. Na segunda, vou oficiar a FPF sobre o acontecimento e o pedido negado, via FERJ [Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro], porque o problema ainda não terminou. Os jogos continuam. Espero que não aconteça nada, mas, se acontecer, alguém terá que ser responsabilizado", complementou Duba.

Intoxicação generalizada

Os sintomas de intoxicação começaram na última terça-feira (3), após a delegação jantar no Hotel Alpino, na cidade de São Roque.

  • Jogadores e membros da comissão técnica apresentaram diarreia e vômito. Mas não foram apenas os integrantes da delegação da equipe carioca que sentiram os efeitos da comida.
  • Os elencos de Ceará e Rio Claro, outras equipes da chave, e que estão hospedados no mesmo local, também tiveram intoxicação. Ao todo, pelo menos 46 casos foram registrados. Os atletas do Sharjah estão hospedados na sede da equipe, em Alumínio, e não precisaram recorrer ao estabelecimento na cidade vizinha.
  • Na quarta (4), as equipes disputaram seus jogos de estreia no torneio. O Madureira venceu por 1 a 0, enquanto o Rio Claro bateu o Sharjah pelo mesmo placar.

Os sintomas, no entanto, persistiram nas equipes e resultaram em hospitalizações de atletas.

Apesar das circunstâncias, os times voltaram a campo ontem para a segunda rodada. Além do empate entre Madureira e Sharjah, o Rio Claro superou o Ceará por 2 a 1, assumindo a liderança.

[A intoxicação] É um fator que não era só do time do Madureira. Outras equipes também foram intoxicadas pela comida estragada e má higiene do local. O outro time [Sharjah], que foi adversário do Madureira, não passou por isso. Eles não tiveram sua integridade ameaçada", disparou o presidente do clube.

A comissão e os atletas deram show de superação. É uma competição que sempre nos deu uma estrutura muito boa, tanto de logística quanto de alimentação e de acomodação. Foi a primeira vez que isso aconteceu, acaba gerando uma chateação", concluiu o gerente da base.

A terceira e última rodada do Grupo 22 está marcada para a próxima terça (10), com Madureira x Rio Claro às 13h (de Brasília) e Sharjah x Ceará às 15h15.