Topo

De ilha pequena a 10 a 0 contra: Quem é o atleta preso com 100kg de cocaína

Jean-Manuel Nedra (à dir.), jogador da Martinica, durante jogo da Copa Ouro da Concacaf de 2017 - Frederick Breedon/Getty Images
Jean-Manuel Nedra (à dir.), jogador da Martinica, durante jogo da Copa Ouro da Concacaf de 2017 Imagem: Frederick Breedon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/01/2023 04h00

O meio-campista Jean-Manuel Nédra foi preso na França, na semana passada, com 109 kg de cocaína na bagagem.

  • Nédra nasceu e vive na Martinica, uma ilha do Caribe. Ele tem 29 anos e é jogador do Aiglon du Lamentin, um time da primeira divisão local.
  • Ele já jogou uma Copa Ouro da Concacaf com sua seleção e foi convocado por sete anos.
  • Toda a carreira do jogador é em clubes locais, mas ele já disputou partidas da Copa da França, que admite times de departamentos ultramarinos.
  • Há dois meses o time dele perdeu de 10 a 0 para um clube da segunda divisão francesa.

Nédra nasceu na cidade de Le Lamentin em 11 de março de 1993. Ele surgiu no futebol em um pequeno clube (o US Marinoise) e ficou dois anos no maior campeão local (Club Colonial), mas só ganhou seu primeiro título nacional em 2016, com o Golden Lion. Ele jogou as últimas seis temporadas no Aiglon du Lamentin, de sua cidade-natal, pelo qual foi vice-campeão duas vezes.

O jogador tem 20 partidas pela seleção da Martinica. A estreia foi aos 18 anos, em amistosos de 2012, depois ele jogou uma Copa do Caribe e uma Copa Ouro (ambas em 2017). Sua última vez em campo com a seleção foi em uma vitória sobre Porto Rico, em 2018, e a última convocação aconteceu no ano seguinte.

Ele tem no currículo seis partidas da Copa da França, que admite times de departamentos ultramarinos franceses, como a Martinica, a Guiana Francesa e outros territórios. Das quatro partidas que fez dentro da França, teve três derrotas na prorrogação ou nos pênaltis para times pequenos. A mais recente, porém, terminou em goleada histórica.

O time dele perdeu de 10 a 0 do Amiens, clube tradicional que já jogou a Ligue 1 e atualmente está na segunda divisão francesa. O jogo foi há menos de dois meses, pela fase 64-avos de final da Copa da França, e Nédra jogou os 90 minutos.

A carreira poderia ter tido maior destaque. Em 2016, quando vivia sua melhor fase e era titular absoluto da seleção, Nédra se destacou em peneiras feitas pela Major League Soccer (MLS) na Martinica. Foi o único jogador convidado para ser observado por uma semana nos Estados Unidos, mas não chamou a atenção nos testes que fez na Flórida.

Jean-Manuel Nédra e sua namorada foram detidos no Aeroporto Charles de Gaulle, nas últimas horas de 2022. Eles estavam em um voo que saiu da capital da Martinica, Fort-de-France, e tiveram a bagagem inspecionada ao chegar na França.

Um juiz de instrução decretou a prisão preventiva de Nédra na última quarta-feira (4), enquanto a namorada foi liberada sob supervisão judicial.