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Como time de Cubatão mudou de cidade e se tornou 'árabe' na Copinha

Time do Sharjah Brasil - Divulgação / Sharjah Brasil
Time do Sharjah Brasil Imagem: Divulgação / Sharjah Brasil

Beatriz Araujo

Colaboração para o UOL

08/01/2023 04h00

O Sharjah Brasil FC, sediado em Alumínio, na Região Metropolitana de Sorocaba (SP), estreia neste ano na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Apesar do nome fazer referência ao Sharjah FC, tradicional time dos Emirados Árabes Unidos, o clube-empresa não conta com investimentos do exterior.

Relação com o Oriente Médio. A aproximação do time com os Emirados Árabes Unidos se deu por meio do presidente do clube, Marcelo Neres, como explicou ao UOL o diretor de marketing que trabalha na reestruturação da imagem do Sharjah Brasil, Roberto Patressi.

Além do futebol, Marcelo Neres trabalha no mercado editorial de livros, com publicações e traduções de títulos em diversos países no mundo. Foi nessa área que ele conheceu autoridades locais de Sharjah e, desde 2019, articula parcerias.

  • Até o momento, não há investimento financeiro dos parceiros árabes. O apoio é operacional, com trocas de experiências e informações sobre gestão.
  • Nomes de empresários envolvidos nas negociações não foram revelados;

Conheça a trajetória do time de base:

  • O clube foi criado em 2004, como Associação Atlética Cubatense, em Cubatão (SP);
  • Em 2008, foi transferido para Itapevi, na Grande São Paulo, tornando-se o Itapevi FC. Na ocasião, Marcelo Neres se tornou presidente da associação desportiva. Ele segue no cargo até hoje;
  • Em janeiro de 2022 o time se formalizou como clube-empresa, se mudou para Alumínio (SP) e teve o nome trocado para Sharjah Brasil FC. A alteração concretizou o início de uma parceria do clube brasileiro com potenciais investidores do Oriente Médio;
  • Atualmente, o Sharjah Brasil conta com equipes sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. São em torno de 150 atletas, com 15 pessoas atuando nas comissões técnicas.

Cada dia nos aproximamos mais da imagem deles [Sharjah FC]. Mas não somos uma representação deles no Brasil. Temos uma administração própria, local. Roberto Patressi, diretor de marketing do Sharjah Brasil

1 - Divulgação / Sharjah Brasil - Divulgação / Sharjah Brasil
Presidente do Sharjah Brasil (direita) com representante da Sharjah Book Authority em visita de negócios nos Emirados Árabes Unidos
Imagem: Divulgação / Sharjah Brasil

Expectativas para o futuro

Para Marcelo Neres, presidente do Sharjah Brasil FC, o objetivo do time é ter uma gestão profissional que promova a revelação de atletas para intermediação no mercado local e internacional, com ênfase em oportunidades nos Emirados Árabes.

Além de articulações com o Oriente Médio, o clube também tem expandido negociações com outras frentes pela Europa, Oceania, Ásia e América Latina. A ideia é se tornar um "clube internacionalista".