Topo

Copa São Paulo - 2023

Felipe Augusto brilha, Corinthians goleia Ferroviária e avança na Copinha

Felipe Augusto, do Corinthians, comemora gol contra a Ferroviária pela Copinha - Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians
Felipe Augusto, do Corinthians, comemora gol contra a Ferroviária pela Copinha Imagem: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 23h38

O Corinthians goleou a Ferroviária por 4 a 0, hoje, na Fonte Luminosa, em Araraquara, e assegurou a vaga na próxima fase da Copa São Paulo. Felipe Augusto — que já atuou pelo profissional — marcou o primeiro do Alvinegro e deu assistência para Juninho ampliar. Guilherme Henrique e Breno Bidon fecharam a conta.

  • A partida encerrou a terceira rodada da Copinha para o Grupo 12
  • O Corinthians assegurou a liderança da chave, com nove pontos em três jogos;
  • Só a vitória classificava a Ferroviária para a próxima fase; a segunda vaga, porém, ficou com o Zumbi-AL;
  • Autor do primeiro gol, Felipe Augusto soma quatro jogos pelo time profissional do Corinthians;
  • Juninho machucou o braço no lance do segundo gol e deixou o campo chorando.

Curiosidade: O Corinthians nunca perdeu para a Ferroviária pela categoria sub-20. Esta foi a quinta vitória do Alvinegro contra a Ferrinha.

A partida

Pressão da Ferrinha. Precisando da vitória para avançar na competição, a Ferroviária se lançou ao ataque, especialmente em jogadas em velocidade, mas pouco ameaçou Kauê. Quando não tinha a bola, pressionava a saída do Corinthians para tentar pegar a defesa adversária desarrumada.

Corinthians equilibra e dá trabalho em chutes de fora da área. O Alvinegro teve tranquilidade para suportar a pressão da Ferroviária e equilibrou a partida no decorrer da primeira etapa. Rodando a bola de um lado para o outro em busca de espaço, o levou perigo especialmente nos chutes de fora da área, Breno Bidon e Juninho.

Felipe Augusto mostra faro artilheiro para colocar o Corinthians na frente. Após marcar dois contra o Fast, o atacante — titular no jogo de hoje — balançou as redes no fim do primeiro tempo e colocou uma interrogação na cabeça do técnico Danilo para a sequência da competição.

Juninho amplia, mas leva a pior e é substituído. O atacante aproveitou boa jogada de Felipe Augusto para marcar o segundo do Corinthians, mas machucou o braço em dividida com o defensor da Ferrinha e, chorando, acabou substituído. Os companheiros de time mediatamente fizeram o sinal de substituição.

Corinthians administra e Ferroviária cria pouco. Com a vaga e os três pontos assegurados, o Alvinegro trocou passes e arriscou alguns chutes de fora da área, mas sempre com pouca pressa. Do outro lado, a afobada Ferroviária teve dificuldades para criar e pelo menos se aproximar do marcador.

Guilherme Henrique entra e deixa o dele com três minutos em campo. O atacante ficou com a vaga de Felipe Augusto, aos 25 minutos do segundo tempo e balançou as redes aos 28, em chute cruzado.

Bidon anota uma pintura para fechar a conta. O Corinthians jogava com tranquilidade, e Breno Bidon aproveitou o espaço para arriscar pela direita e acertar o ângulo de Benassi.

O técnico Fernando Lázaro, do profissional, assistiu ao jogo das arquibancadas. O clube compartilhou um vídeo do comandante em suas redes sociais.

Os gols

0x1: Em cobrança de escanteio de Caipira pela esquerda aos 40 minutos do primeiro tempo, Felipe Augusto sobe na pequena área para abrir o placar para o Corinthians.

0x2: Aos 6 minutos do segundo tempo, Felipe Augusto recebeu de Higor pela esquerda e tocou para Juninho. O atacante dividiu com zagueiro da Ferroviária, mas conseguiu marcar.

0x3: Aos 28 minutos do segundo tempo, Moscardo roubou a bola no campo, acionou Higor, que enfiou para Guilherme Henrique finalizar cruzado e fazer o terceiro.

0x4: Breno Bidon foi o autor de uma pintura aos 41 minutos do segundo tempo. Ele recebeu de Higor pela direita e mandou no ângulo de Benassi.

FICHA TÉCNICA

Ferroviária x Corinthians
Competição: 3ª rodada da Copa São Paulo
Data e horário: 9 de janeiro de 2023, às 21h45 (de Brasília)
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Árbitro: João Cesar Ferreira da Silva Júnior
Assistentes: Italo Magno de Paula Andrade e Enderson Emanoel Turbiani da Silva
Cartões amarelos: Juninho (Corinthians), Angel (Ferroviária); Matheus Fernando (Ferroviária)
Gols: Felipe Augusto (Corinthians), aos 40 minutos do primeiro tempo; Juninho (Corinthians), aos 6 minutos do segundo tempo; Guilherme Henrique (Corinthians), aos 28 minutos do segundo tempo; Breno Binon (Corinthians), aos 41 minutos do segundo tempo

FERROVIÁRIA: Benassi; Cleiton (Welton), Dreifke, Matheus Fernando, Angel (Pedro Paulo); Caio, Yuji, Gustavo Prado; Antonio (Cauã), Klayver (Cantareli), Pyetro. Técnico: Leonardo Ducci.

CORINTHIANS: Kauê; Thomas, João Pedro, Renato; Caipira (Vinicius Cressi); Zé Vitor (Matheus Araújo), Breno Bidon, Pedrinho (Gabriel Moscardo); Juninho (Kaique), Wesley (Igor), Felipe Augusto (Guilherme Henrique). Técnico: Danilo.