Topo

Vasco

O dia em que Dinamite voltou ao Vasco e fez 5 gols no Corinthians

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 04h00

Um dos jogos mais especiais de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama foi seu retorno ao Maracanã, em 1980, após passagem pela Espanha.

Dinamite fez quatro gols só no primeiro tempo daquela goleada. O Corinthians até saiu na frente com gol do volante Caçapava, mas dois minutos depois começou o show do camisa 10 vascaíno. Ele empatou após bola roubada na entrada da área, virou com um chute de longe, fez o terceiro ao receber nas costas da zaga e o quarto aproveitando um rebote. Tudo isso em um intervalo de meia hora.

O Corinthians tinha Wladimir, Zé Maria, Basílio e Sócrates em campo, e foi este último que diminuiu de pênalti pouco antes do intervalo. No segundo tempo, porém, Dinamite fez o quinto e fechou o placar com um golaço de fora da área, no ângulo.

O Maracanã estava lotado naquela tarde de domingo, dia 4 de maio. Houve rodada dupla do Brasileirão, e mais de 100 mil pessoas foram ao estádio para ver a preliminar entre Flamengo e Bangu e a goleada vascaína horas depois.

Dinamite havia sido vendido ao Barcelona meses antes, no começo de 1980, mas as coisas não deram certo na Espanha. Ele jogou pouco, fez apenas três gols e acabou retornando ao Brasil rapidamente.

A volta ao Vasco só aconteceu por causa do Flamengo. Ao saber que Dinamite estava mal no Barcelona, o presidente rubro-negro da época, Márcio Braga, foi até lá para tentar contratá-lo. O Vasco soube disso e se mexeu para não perder o ídolo para o rival.

A reestreia de Dinamite no Vasco foi contra o Náutico, nos Aflitos, mas deste jogo quase ninguém se lembra, nem o próprio Dinamite lembrava. O Vasco venceu por 1 a 0 em Recife, com gol de Guina, mas o que entrou para a história foi o jogo de dez dias depois, quando o ídolo cruz-maltino reencontrou o Maracanã.

"Só voltei para o Vasco porque o Flamengo foi lá. Com o Márcio Braga lá, teve uma pressão muito grande da torcida do Vasco. Houve uma cobrança, e os dirigentes se sentaram para conversar. Achei melhor voltar ao meu clube de origem."
Roberto Dinamite, em entrevista ao UOL em 2020, sobre a decisão de retornar ao Vasco

FICHA TÉCNICA

VASCO 5 X 2 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro, segunda fase
Data: 04 de maio de 1980, domingo
Local: Maracanã, no Rio De Janeiro-RJ
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins
Público: 107.474 pagantes (rodada dupla com a preliminar Flamengo 3 x 0 Bangu)

Gols: Caçapava, aos 11', Roberto Dinamite aos 13', 27', 37' e 39 minutos do primeiro tempo. Sócrates aos 43', e Roberto Dinamite aos 27 minutos do segundo tempo.

Vasco: Mazarópi, Orlando, Juan, Léo, Paulo César, Dudu, Guina, Jorge Mendonça, Catinha (Paulo Roberto), Roberto Dinamite e Paulinho (Aílton). Técnico: Orlando Fantoni.

Corinthians: Jairo, Zé Maria, Mauro, Amaral, Wladimir, Caçapava (Djalma), Basílio, Sócrates, Piter, Geraldão (Toninho) e Wilsinho. Técnico: Jorge Vieira.

Vasco