Por que o apelido de Roberto era Dinamite? Existem duas versões
Carlos Roberto de Oliveira foi o maior ídolo e artilheiro da história do Vasco, entre outras honrarias que conquistou na sua carreira. Mas por que Roberto, que morreu ontem aos 68 anos em decorrência de um câncer no intestino, era conhecido como Dinamite?
Existem duas explicações. A primeira dada por ele mesmo.
Eu fiz a minha estreia no Maracanã em um jogo entre Vasco e Internacional, no time principal, e aí surgiu o apelido Dinamite. Na época, o técnico interino me levou para a partida no Maracanã e eu entrei no segundo tempo. Peguei uma bola na intermediária, fui levando, levando, dei um corte no zagueiro e bati, um chute forte, de fora da área.
Naquela época, a rede tinha um ferrinho, não era esticada como é hoje. Quando a bola entrou, ela levou a rede, carregou. E um fotógrafo tirou a foto e mostrou [para o time do Vasco]. O Jornal dos Sports deu, à época, 'o garoto dinamite explode o Maracanã'. Desse título [da matéria, no jornal], surgiu o Roberto Dinamite disse ao UOL Esporte em 2019.
Mas registros do próprio "Jornal dos Sports" mostram que Roberto já havia ganhado o apelido de Dinamite pelo jornalista dos Jornal dos Sports Aparício Pires, que acompanhava o jogador de perto, antes mesmo do gol contra o Internacional. Quando o jogador foi alçado para o time profissional no duelo contra o Atlético-MG, a manchete havia sido: "Vasco escala o Garoto-Dinamite".
Roberto Dinamite morreu neste domingo aos 68 anos, em decorrência de um câncer de intestino. Ele será velado nesta segunda, no estádio de São Januário, local onde está situado uma estátua em sua homenagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.