Topo

Roberto esteve com um pé no Flamengo e quase fez dupla histórica com Zico

Roberto Dinamite e Zico quase jogaram juntos no Flamengo -  Daniel Ramalho / Vasco
Roberto Dinamite e Zico quase jogaram juntos no Flamengo Imagem: Daniel Ramalho / Vasco

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 04h00

Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, esteve próximo de fechar com o Flamengo para formar uma dupla histórica com Zico. No fim, o negócio não deu certo.

  • Em 1980, Dinamite foi vendido ao Barcelona, da Espanha, mas perdeu espaço no clube logo após a chegada devido a uma troca no comando técnico do clube espanhol.
  • O Flamengo, presidido por Márcio Braga, procurou o atacante na época para tentar repatriá-lo.
  • A torcida do Vasco não gostou e fez pressão. Resultado: o clube cruz-maltino foi à Espanha e fechou o retorno do ídolo.

Veja o que Dinamite disse sobre o episódio:

Não tive nem tempo de mostrar meu futebol ao Barcelona, dar sequência ao futebol, até comecei bem. Em razão disso, houve o retorno ao Brasil com possibilidade de voltar ao Vasco, mas inicialmente quem foi a Barcelona foi o Flamengo, com o Márcio Braga, para me trazer de volta. Mas a coisa caminhou para um outro lado" Roberto Dinamite, ao Fox Sports, em 2020

"Não foi nem a proposta. O Flamengo queria que viesse ao Brasil para, em cima disso, fazer essa promoção, para que pudesse resolver essa parte financeira com o Barcelona. Houve contato do Barcelona com o Vasco e tomei a decisão de voltar ao Brasil e ao Vasco, clube que me projetou, que me colocou no cenário do futebol brasileiro e mundial. A razão maior por ter voltado para o Vasco foi que achei que naquele momento seria o ideal e o mais certo", acrescentou.

Curiosidade: Roberto Dinamite fez cinco gols no primeiro jogo em casa após a volta do Barcelona na vitória do Vasco por 5 a 2 contra o Corinthians.

O que aconteceu:

  • Roberto Dinamite morreu ontem aos 68 anos. Desde o fim de 2021, ele fazia tratamento para tumores descobertos na região do intestino.
  • Dinamite foi campeão com o Vasco do Campeonato Brasileiro de 1974, dos Cariocas de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992, das edições do Troféu Ramón de Carranza em 1987 e 1988, dentre outros.
  • O ex-atacante é o jogador que mais vestiu a camisa do Vasco (1110 jogos) e maior artilheiro da história do clube (708 gols).
  • O ex-atleta foi eleito presidente do Vasco em 2008 e reeleito em 2011. Ele ficou no cargo até 2014.
  • O Vasco inaugurou em abril de 2022 uma estátua em homenagem a Roberto Dinamite, que fica atrás de um dos gols de São Januário.